Vitrine do samba

2012 – Bonecos Cobiçados – Guaratinguetá – Sinopse


Publicado em 10 ago 2011

CARNAVAL 2012

Enredo: “Nas asas da poesia Bonecos exalta Dona Eta mensageira de Luz e Amor”

SINOPSE:

       A característica marcante no contexto do desenvolvimento do enredo é a historia de nossa principal homenageada, personagem ilustre, centro irradiador de aconchego e afeto, a senhora Risoleta Antunes Marcondes, que no funcionamento de casas assistenciais, na qual foi fundadora, dedicava-se aos misteres de auxiliar de médico em operações no que eram atendidas mulheres de todas as etnias, credos e atividades. Como predestinada e uma espírita convicta, recebera e transmitira mensagens de contínua comunhão com Deus, guiadas pelas mãos de espíritos mais elevados.

       Graças aos conhecimentos musicais pode ensinar e acompanhar os seus três filhos nesse aprimoramento de arte. Deste aprendizado nascem atividades culturais mais intensas, como o “Sítio do Juca”, um espaço voltado para o desenvolvimento social visando à proteção do adolescente de nossa região e o evento cultural “Encontro de Talentos e Arte”, inserido no calendário anual de eventos culturais da cidade, que acontece todos os anos desde maio de 1995, completando a 18ª edição em 2012, leva à comunidade atividades nas áreas de: pintura, música, teatro e poesia. Deste modo, ela deixa seu legado de ações e atitudes no tempo em que viveu, com uma vida repleta de realizações.

      Neste momento presente, é satisfatório considerar que grande parcela dos integrantes de nossa comunidade, aqui representada pela escola de samba Bonecos Cobiçados, recebeu assistências nestas casas assistenciais, e, além disso, Dona Eta tinha dois desejos: ser enterrada vestida de cor de rosa e que uma banda acompanhasse seu funeral; assim se sucedeu, e a nossa agremiação tem como cor predominante, o “rosa” e hoje, a nossa bateria presta uma homenagem como banda em seu enterro, se estreitando, ainda mais, nossas relações de coisas feitas pelo coração.

      Com trinta e cinco anos se sente preparada para iluminar a carência do mundo e de amor do próximo. Conquistará corações, com os quais conseguirá materializar a Maternidade de Guaratinguetá em 1937 e a Casa da Criança de Guaratinguetá em 1940, e estando sempre a disposição como auxiliar em operações, assistindo aos partos de quem não tinha acompanhante; era mensageira de luz e amor para os necessitados por intermédio dos espíritos dos doutores Benedito Meirelles e Diógenes de Medeiros.

       Os mentores espirituais ou anjos são espíritos que já possuem um grau de pureza maior que seu pupilo e se comprometem com o trabalho espiritual do médium, dedicando o possível para protegê-lo e é responsável pela manutenção dos recursos interiores, tais como tolerância, a humildade, a disposição fraterna, a paciência e o amor ao próximo.

       Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática da caridade. Eles mantêm em todos os estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social.

       Em 1980 foi criada em Guaratinguetá a Casa da Criança Creche Chico Xavier, da qual participou como fundadora.

       Outra importante obra social é o Sítio do Juca, que recebe o nome de seu esposo, usado pelos amigos para jogar futebol e se transforma num Centro Social e Ambiental que tem por objetivo, a realização de ações de assistência social visando à proteção do adolescente.

       Nossa agremiação carnavalesca juntamente com o Centro Social e Ambiental “Sítio do Juca” participam dum projeto realizado pela UNICEF na confecção de Pigottas (boneca de pano em italiano). Estas são enviadas para a Europa e adotadas, ou seja, são vendidas e todo o montante arrecadado é revertido em vacinas para as crianças carentes de vários países.

       No ano do falecimento de Dona Eta, em 1995, ocorre o surgimento do evento cultural Encontro Dona Eta, que acontece todos os anos no mês de maio em vários pontos da cidade, como museus, igrejas, praças e prédios históricos; levando a comunidade atividades culturais, como exposições de quadros e de esculturas, encontros poéticos, musicais, concertos, noites de declamação, serenata no cemitério ao lado do túmulo de Dona Eta. Este projeto começou após a realização de dois desejos que Dona Eta tinha: ser enterrada de cor de rosa e que uma banda tocasse em seu funeral. Dois meses após o falecimento, seu filho, Diógenes Antunes, resolveu lhe proporcionar o tão desejado enterro musical.

       A homenagem foi realizada no dia do aniversário de Dona Eta, em Guaratinguetá, com a presença dos Seresteiros de Guaratinguetá e da soprano Cecília Fortes Simas. No ano seguinte, repetiu-se o evento, com a participação de diversas pessoas, e Diógenes resolveu que todos os anos, no mês de maio, a homenagem fosse realizada.  No entanto, este patrimônio da cidade, representa sem duvida nenhuma o dom supremo de artes do município numa promoção de nível elevado e o reconhecimento ao trabalho social e caritativo desenvolvido pela Dona Eta. Tanto isso é verdade que o prédio do Fundo de Solidariedade e Assistência Social da cidade tem seu nome.

      A solidariedade é a mensagem que nossa agremiação transmite a população de Guaratinguetá seguindo o exemplo de Dona Eta, pois, a solidariedade é uma ajuda desinteressada, ou seja, é puro amor ao próximo

PALAVRAS – CHAVES x SETOR

SETOR 1 – “ NASCE UMA LUZ ”

Nasce uma luz, mensageira, amor, Dona Eta, anjos, caridade, harmonia, alegria, coração, gestantes, solidariedade, paz, paixão, mão, crianças, pureza, Deus.

SETOR 2 – “ A ESPIRITUALIDADE DE DONA ETA “

Colônias espirituais, Mentores espirituais, escrita, vibrações, pureza, ministério comunicação, música, água, fluidos, doutrina, desencarne, bateria, banda de música ou musical, vestida de rosa, cepas.

SETOR 3 – “ O LEGADO “

Seresteiros, serenata, cemitério, artistas, amigos, pigottas (bonecas de pano), igreja, talentos e artes, poetas, poesia, teatro, encenação, músicos, som suaves, inspiração, exalta, sítio do Juca, esportes, cultura, família, Bonecos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.