Carnaval 2015: Vila Maria divulga sinopse para compositores. Confira!

Publicado por Rota do Samba em

Carnaval 2015: Vila Maria divulga sinopse para compositores

 Vila Maria Sinopse 1

Vila Maria Sinopse 2

Na noite de quarta-feira (16) a Unidos de Vila Maria deu inicio ao processo de composição e escolha do samba que levará para a avenida em 2015. E convocou seus compositores para uma reunião especial que, conduzida pelo carnavalesco Lucas Pinto, Departamento Cultural e Diretoria de Carnaval, apresentou a sinopse e os elementos necessários nas composições.

”Um enredo inteligente e marcante, com possibilidades de sambas primordiais.” Essa foi a colocação inicial do presidente Adilson durante a reunião elogiando a criação do carnavalesco para o enredo”Só os diamantes são eternos na química divina”.

 O clima da noite foi emocionante tal qual o enredo. ”O processo de transformação e de lapidação do diamante é, em verdade, similar ao processo do nosso coração para que sejamos pessoas melhores. E essa transformação e lapidação é a química divina. Teremos uma grande mensagem de amor, de luta, de força e de evolução na avenida.” finalizou Lucas.

A entrega das composições está prevista para julho, quando também será iniciado do concurso que escolherá o samba campeão.

Confira abaixo trechos da sinopse. A sinopse completa estará disponível em maio no site da agremiação:

O Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria dá continuidade as comemorações de seus sessenta anos de existência (Bodas de diamantes) trazendo para o Carnaval de 2015 o enredo “Só os diamantes são eternos, na química divina”. 

Olhamos para essa pedra de grande valor e refletimos que ela atraiu na história da humanidade sentimentos de  ódio, vaidade, luxúria e traições. Mas não é só de sentimentos ruins que o Diamante atraiu o olhar da humanidade. Pelo contrário, os gregos a chamavam de “Adamas” (o inconquistável). Para eles, os diamantes eram considerados com faíscas de estrelas caídas do céu sobre a terra, e que seriam os diamantes lágrimas dos deuses. Dizia-se também que o fogo nele refletido era a chama do amor – o diamante vermelho é considerado o diamante da paixão. 

Por ser a pedra símbolo do amor eterno vamos nos reportar ao maior monumento ao amor eterno, o Taj Mahal: a construção durou 22 anos e foram consumidos 500 kg de ouro e o mesmo montante em diamantes e turquesas.   

Embora o diamante seja a única pedra preciosa composta de um único elemento o carbono, ele tem a mesma composição do grafite que parece ser seu antônimo. Enquanto o grafite é sem brilho, cinzento e quebradiço, o diamante é de brilho infinito, reflete cores variadas em seus prismas e, é a gema mais dura que se tem conhecimento, pois só um diamante é capaz de cortar ou riscar outro. 

Embora essas pedras de brilho intenso nos encantem os olhos, existem outros tipos de diamantes altamente importantes e valiosos, porém sem nenhuma valia para sua utilização na joalheria e sim, para perfurações de petróleo, cortes de vidro, ferro e aço, aplicação em indústrias automobilísticas e tantas outras. 

Ao olharmos o diamante e o compararmos com o mundo perante o universo e a humanidade podemos perceber que não só o planeta terra como o homem que o habita é como um diamante. O carbono submetido a altas temperaturas como as de um vulcão se transforma em diamante assim como o mundo e o homem submetido à uma química divina vive sua constante modificação. Não só o carbono se transforma na pedra mais brilhante sob a química divina, assim acontece com a terra modificando-se constantemente no dia e na noite, nas estações do ano e o homem, que de sua natureza pré-histórica transformou-se no que é hoje. O néctar colhido pelas abelhas transforma-se em mel, as lagartas em coloridas borboletas, o humilde que, descobrindo em si o diamante que existe nele transforma-se em noticia pois, foi com sua luta, lagrimas, privações, fé e provações que o fez vencedor. 

Dessa forma, devemos compreender que, somos carvões submetidos à uma química divina capaz de nos transformar numa joia de brilho intenso.  

Observemos que o formato de nossos corações se parece com um diamante e o devemos lapidar todos os dias de nossas vidas praticando boas e justas ações com o meio ambiente e com os seres humanos transformando-nos assim na joia linda e mais brilhante. 

Deixe, portanto acontecer essa metamorfose em você, pois ela é a química divina acontecendo em sua vida.

Fotos: Divulgação

.
Por Departamento de Comunicação Unidos de Vila Maria


1 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.