Coluna Samba & Cia: Aquecendo para um novo Carnaval

Publicado por Rota do Samba em

Aquecendo para um novo Carnaval

Por Mário Santos

           Uma nova festa se aproxima. Em pouco menos de quatro meses nossos sambistas e carnavalescos entrarão em cena mais uma vez. Não é à toa que a maioria das Escolas, tanto cariocas quanto paulistas, já escolheram seus sambas. Aqui em Guaratinguetá, assim como em outras tantas cidades do Brasil, o mesmo acontece, é claro.

            Entretanto, outro evento vai ocorrer antes do Carnaval, mas, com certeza, relacionado a ele: o processo eleitoral. Nas grandes capitais, ou nos grandes centros promotores de cultura, o Carnaval não é só uma festa popular realizada anualmente. Nestas cidades, sua influência e a sua importância extrapolam esta esfera. É por isso, talvez, que políticos e carnavalescos, incluindo Entidades representativas discutam o Carnaval de uma forma abrangente, mais profissional, mais prática.

            Aqui em Guaratinguetá, recentemente, todos os candidatos a prefeito participaram de programa de rádio onde falaram sobre o Carnaval, principalmente sobre a sua realização. Todos foram unânimes em afirmar que caso sejam eleitos, a festa está garantida em 2013. Cada um a seu modo deixou claro como pretende fazer para incrementar a folia. E ficou nisso. Não percebi nada de novo em relação ao que já tenha visto anteriormente em outras eleições.

            Mas neste aspecto, há que se louvar a iniciativa daqueles que pensam o Carnaval não só como uma festa popular anual, como parte da Imprensa e OESG, a Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá.

            Estes veem o Carnaval sob o ponto de vista da cultura, do turismo, da geração de empregos e de renda. Diferentemente de pessoas que diante da grande oportunidade promovem apenas discursos mornos, não ajudando em nada a esquentar o clima. Fazer o quê?

Mario Santos – jornalista
e-mail: mariosantos@mail.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.