Vitrine do samba

Guará – Coluna Samba&Cia: “Na Boca da Festa”


Publicado em 9 nov 2012

“NA BOCA DA FESTA”

            Cresce a cada dia a expectativa sobre o nosso Carnaval. E na medida em que o tempo passa aumenta também o volume de informações nos bastidores das Escolas, o que nos ajuda a delinear o que vai ser 2013 em termos de folia. Aliás, é o que queremos: notícia e folia.

Para começar, informes dão conta de que a verba para o próximo carnaval deverá ser paga por volta do dia 25 de janeiro, ou seja, apenas 15 dias antes da festa. Isso vai forçar cada agremiação a assumir suas dívidas de forma particular, para serem quitadas em cima da hora.

E por falar em verba, a Câmara Municipal estará votando nos próximos dias o projeto que define o montante a ser destinado a cada Escola de Samba. Segundo texto do projeto, o valor “pode ser de até 80 mil reais”. Assim, surge uma questão: já que o projeto prevê uma verba de até 80 mil, e não diz que a verba será de 80 mil, como ficam as Escolas, uma vez que o prefeito eleito, Francisco Carlos, disse ser favorável a um valor em torno de 40 mil?

Resposta: de acordo com fontes consultadas, cerca de quatro agremiações não concordam com essa cifra e por isso mesmo estariam articulando um movimento para “exigir” que esse valor seja de 80 mil. Caso contrário, não haverá desfiles por parte delas. Ora, sendo assim, eis que surge outra dúvida? Será que o prefeito eleito, Francisco Carlos, se confirmado no cargo, ele fará Carnaval para apenas duas Escolas de Samba? Resposta: não tenho resposta!

Mudando de assunto, foi veiculado no último sábado, em programa de rádio, que o enredo 2013 da Embaixada do Morro será “Uma Velha Senhora, Apaixonada Por Um Jovem de Pouco Mais de 500 Anos”. É o Brasil, encantando o povo europeu.

Por falar em “Morrão”, quero registrar aqui a demissão, a pedido, dos diretores Thiago Domingos e Matheus Domingos, que junto com Sávio Reis, entregaram semana passada carta ao presidente da Escola colocando seus cargos à disposição. Uma pena. Sou fã dos irmãos Thiago e Matheus, de cuja amizade aprendi muito sobre Carnaval.  Particularmente, acho difícil os dois – ou pelo menos os dois – ficarem só assistindo sem participar. Isso se a festa vingar no ano que vem. Ou estou errado?

.

Mário Santos – jornalista
e-mail: mariosantos@mail.com

2 respostas para “Guará – Coluna Samba&Cia: “Na Boca da Festa””

  1. GRANDE MARIO, PRIMEIRAMENTE, PARABÉNS PELA COLUNA. APESAR DE JÁ ESTAR AFASTADO DO MEIO, NOTO A COERÊNCIA DE SUAS INFORMAÇÕES E CONSTATAÇÕES SOBRE O DIA-A-DIA DE NOSSO CARNAVAL, SEMPRE COM INTELIGÊNCIA E SERENIDADE. AGRADEÇO TAMBÉM PELAS PALAVRAS ELOGIOSAS A MINHA PESSOA, EXTENDENDO AO IRMÃO MATEUS E AO PRIMO SÁVIO, COMPANHEIROS NESSES 12 ANOS DE EMBAIXADA DO MORRO E 5 TÍTULOS CONQUISTADOS, SENDO UM TRI-CAMPEONATO DEPOIS DE MAIS DE 6 DÉCADAS. VAMOS DESCANSAR UM POUCO E, QUEM SABE, QUANDO AS “ÁGUAS ESTIVEREM BRANDAS”, VOLTAMOS, SEMPRE COM HUMILDADE, EDUCAÇÃO E RESPEITANDO AS PESSOAS.

  2. Querido amigo Mario Santos, pode acreditar, eu ouço muito falar sobre o carnaval de vocês através do facebook, embora não conheça esse município eu tenho alguns amigos do mundo do samba que ai residem. Torço para que tudo possa dar certo e que o Prefeito saiba realmente dar o devido valar e atenção que essa futura potência momesca merece de fato. Pois a noticia que chega ao meu conhecimento que as agremiações dai estão num nível elevadíssimo.
    PACEGARÔ…PROFESSOR, ESCRITOR, PESQUISADOR,ESTUDIOSO DE CARNAVAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.