Vitrine do samba

Guará: Coluna Samba&Cia: Os Obstáculos do caminho


Publicado em 17 dez 2012

Os Obstáculos do caminho

BANNER_topo

Coluna Samba&Cia 
Por Mário Santos

Há quem diga que o Carnaval 2013 em Guaratinguetá está seriamente comprometido. E por vários motivos. Um deles, devido à morosidade das ações jurídicas impetradas no TSE para a definição dos novos prefeitos, como no caso de nossa cidade, que somente nos últimos dias soube que terá Francisco Carlos como chefe do Executivo Municipal.

Outro, o argumento de que não haverá tempo hábil para uma transição de governo, mesmo com licitações em andamento e com a Câmara Municipal aprovando a subvenção de “até” 80 mil reais para cada Escola de Samba.

 Mas talvez o ponto principal seja a respeito da condição financeira da Prefeitura Municipal, cujo panorama, sem entrar no mérito, afirmam ser nada animador, pelas informações obtidas. A divulgação oficial, claro, será feita após a posse do prefeito eleito, em janeiro, depois desta situação da Prefeitura Municipal ser dimensionada.

Depois surgem outros questionamentos, como o problema levantado sobre os investimentos necessários em saúde, em educação e em outras áreas, o que não é totalmente válido, até porque o nosso Carnaval tem uma pasta específica no orçamento da cidade, independente de qualquer outro setor.

Informações também dão conta de que as licitações de toda a estrutura do Carnaval, feitas na gestão atual, estão com valores que chegam a ser 50% maiores, o que se configura como mais uma pedra no caminho em direção à festa de Momo do ano que vem.

            Por tudo isso, resta-nos esperar mais alguns dias, em razão da persistência dessas dúvidas. Mas enquanto esse dia não chega, analisemos. Guaratinguetá já viveu momentos semelhantes em relação ao “vai ou não haver Carnaval”. E justamente em uma das gestões de Francisco Carlos, à época, não houve. Porém, nossa cidade também viveu situações semelhantes em relação a escassez de tempo, a falta de diálogo entre prefeito e sambistas e tantas outras dificuldades, e mesmo assim conseguiu realizar a Festa. E por vários anos seguidos com uma verba para as agremiações, do mesmo valor da do ano anterior. Ou não?

Acho mesmo que o que falta é um pouco de bom senso de todos os envolvidos neste processo e uma dose generosa de boa vontade política, pois questões como essas podem ser equacionadas mesmo contando com o fator tempo em desfavor de todos. A não ser que o empecilho desta vez seja algo diferente e de outra magnitude.

Sinceramente? Já vi esse filme antes. Você não?

Uma resposta para “Guará: Coluna Samba&Cia: Os Obstáculos do caminho”

  1. Grande Mário – também já vi esse filme, sempre com novos personagens, mas as cenas e o final são os mesmos … no começo de janeiro, seguem os momentos derradeiros da trama …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.