Vitrine do samba

Otimização de Recursos – Regina Passaes


Publicado em 17 maio 2012

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

Por Regina Passaes

Todos nós sabemos que o carnaval se tornou un espetáculo grandioso, onde os gastos com o desfile de uma escola de samba aumentam a cada ano.

Não importa que seja uma escola grande ou pequena, o custo para se colocar um carnaval na rua é o mesmo, pois os materiais empregados são os mesmos, havendo apenas uma diferença entre a quantidade de material utilizada e nas verbas recebidas pelas escolas de samba.

Quando entramos em uma loja especializada em artigos para carnaval, encontramos por lá compradores de escolas do grupo especial, do acesso e até de cidades do interior e, não há diferença de preço. No trabalho de barracão não é diferente. Quem vende ferro ou madeira também não faz essa diferença.

Para escolas de samba de menor porte, o desenvolvimento do trabalho é uma tarefa bastante difícil pois os recursos financeiros são, quase sempre, muito pequenos. Pois a maioria só conta mesmo com o dinheiro recebido da subvenção.

Então, o que fazer nessa situação?

A resposta é bem simples e se chama racionalizaçãoe. É nessa hora que o gestor precisa de um planejamento eficiente para que tudo se realize de forma sarisfatória. Há a necessidade de se calcular os custos com tudo que envolve a confecção do trabalho proposto.

Colocar um carnaval na rua não implica apenas na compra de materiais. É preciso colocar nessa planilha de custos o trabalho de ferreiros, marceneiros, costureiras e dos demais profissionais que executarão os trabalhos. E, infelizmente, por diversas vezes esses custos não são calculados o que acarreta contratempos quando se chega na reta final do carnaval.

Não é nada difícil se ter conhecimento de profissionais de barracão que abandonam o trabalho por falta de pagamento e, até mesmo costureiras que não entregaram fantasias pelo mesmo motivo.

Um gestor eficaz deve, junto com sua equipe, otimizar  gastos adequados aos recursos disponíveis para que não haja surpresas desagradáveis quando chegar a hora decisiva que é o de colocar sua escola de samba na rua.

Resumindo: otimizar recursos é a melhor forma para nada faltar.

Regina Passaes  é  residente no Rio de Janeiro, Professora de História, Bacharel em Administração de Empresas e Gestora em Carnaval
e-mail: reginabaiana@ig.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.