Vitrine do samba

2013 – Gal. Telles – Pelotas – Sinopse


Publicado em 18 out 2012

 

SINOPSE DO TEMA DE ENREDO CARNAVAL 2013

“ DE PARINTINS A FESTA NO MAR – A TELLES MOSTRA A CULTURA POPULAR “

 

                   Nesta terra rica de diversidades, percebemos a alegria e a euforia presentes nas festas populares, de norte a sul do Brasil.

Cada região com seu folclore, crendices e alegrias que servem de pano de fundo à nossa cultura, que é muito rica e recheada de detalhes e peculiaridades.

O povo canta suas crenças nestas festas as quais apresentam uma riqueza de sons, instrumentos e indumentárias variadas.

O Brasil, por sua extensão territorial, se constitui em um precioso cenário para a realização de sonhos, onde todos podem extravasar suas emoções, através das festas que são culturalmente mantidas pelo povo através dos tempos.

Terra de muita história, lendas e tradições as quais foram trazidas por nossos colonizadores, que serviram para enriquecer nossa cultura com seus hábitos e costumes.

O Sul tem a mística festa de Iemanjá, senhora das águas e protetora dos pescadores, ou também Nossa Senhora dos Navegantes. O povo a saúda através de procissões motorizadas ou embarcadas, onde centenas de barcos, com bandeirinhas em azul e branco homenageiam a Santa.

Dos produtos da região sul destaca-se a Festa da Uva, reconhecida em todo o país como um evento muito importante para a economia local. O vinho e as uvas são destaques da festa, trazida pelos colonizadores Italianos que vieram para nossa região.

Quando o inverno chega, o país saúda São João, São Pedro e Santo Antônio nas Festas Juninas. De intenso colorido, com bandeirinhas tremulantes, guloseimas, fogos e fogueiras gigantescas para aquecer o frio, essas festas deixam o céu iluminado, com os balões que lentamente sobem trazendo um colorido para a festa.

O Brasil transforma-se em um grande arraial, no mês de junho, onde todos brincam madrugada a fora, apreciando os sabores do quentão, da pipoca, do milho verde e muitas brincadeiras.

Na região Centro-Oeste, destaca-se a Festa do Divino, festividade esta que se comemora em todo o país. O povo emociona-se com os estandartes peregrinos, que andam de casa em casa para abençoar seus moradores.

De origem Portuguesa, a Folia de Reis traz os menestréis às ruas, onde simbolicamente representam as lutas ideológicas do cristianismo.

Também é a terra da Cavalhada, que nos traz à memória as cruzadas com seus cavaleiros de faixa azul (cristãos) ou vermelha (mouros) fazendo alusão às lições cristãs de bem e de mal, conforme ocorria com a aristocracia na idade média.

Com um ritmo marcante e contagiante o Frevo, típico do Nordeste do Brasil, com sua indumentária colorida, embala milhares de pessoas a frente dos cordões das bandas de música.

Em Recife o Maracatu, ritmo forte que nasceu das procissões de Nossa Senhora do Rosário dos Negros, leva milhares de pessoas as ruas, durante os desfiles realizados.

O Bumba Meu Boi no Nordeste, caracteriza-se por um personagem muito popular, o boi que traz como características marcantes um rústico e intenso colorido, além de elementos mágicos e grandiosos. O auto do bumba meu boi é a encenação da historia de Mãe Catirina, grávida que tem o desejo de comer a língua do boi mais querido da região. Pai Francisco, seu marido recebe a incumbência de matar o boi para desespero de todos. O fazendeiro, proprietário do boi, vendo seu principal e mais estimado boi morto chama o pajé que ressuscita o animal para a felicidade de todos da fazenda.

imagens 4

Na região Norte desta terra de belezas mil, tem o Círio de Nazaré em Belém do Pará, que se constitui em uma impressionante procissão para a grande Mãe de Nazaré, puxada por uma corda que o povo conduz, com muita fé e orações.

O Festival de Parintins, destaque da região Norte, é uma festa de proporções gigantescas, festa que retrata lindas lendas indígenas, em uma disputa entre o Boi Garantido, boi vermelho e o Boi Caprichoso, boi azul.

As festas populares brasileiras são realmente festas apaixonantes, que retratam o clima festivo de um povo com seu folclore marcante e cheio de simbolismo e colorido.

No ápice das festas populares deste nosso país, temos o Carnaval, que é uma profusão de cores, samba, alegorias e alegria acima de tudo, onde o povo se solta em descontração, para durante alguns dias poder ser e viver como seu personagem preferido.

Fazendo contraste a tudo isso, a natureza exuberante que a tudo envolve com todos os seus mistérios e beleza, oferecendo um verdadeiro espetáculo a cada instante.

A Escola de Samba General Telles traz para o carnaval de 2013 em seu tema de enredo, as festas que tanto nos alegram e mexem com a fé popular, prometendo para isso mostrar um carnaval colorido e alegre para todos os pelotenses.

 

Carnavalesco:
Gerson Lopes Coelho.

Uma resposta para “2013 – Gal. Telles – Pelotas – Sinopse”

  1. Romaldo Duarte disse:

    Quero pedir a compreensão dos dirigentes da Escola de Samba Telles, que respeitem os moradores das imediações no que tange a perturbação sonora em altas horas da noite, pois, não é possivel que não se consiga descanasar sem a pertubação com o volume do son nas festas que promovem em quadra a céu aberto. Todos tem direitos, a legislação é clara, a competencia para legislar neste tema também é conhecida. Todos devem respeito a lei. O caminho para exigir o respeito a lei é bem conhecido. Portanto esperamos a sensibilidade, com a moderação no som e horários, sob pena de providencias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.