Projeto Música de Bar em Bairros deste sábado tem o cantor e compositor Tico do Gato

Publicado por Rota do Samba em

Projeto Música de Bar em Bairros deste sábado tem o cantor e compositor Tico do Gato

 Tico do Gato

O projeto Música de Bar em Bairros apresenta neste sábado, dia 26 de julho, a partir das 19h, o cantor e compositor Tico do Gato, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. O espetáculo reúne cantores e cantoras consagrados da música popular, com produção de Haroldo Costa, a lenda viva com mais de 64 anos de cultura brasileira.

Tico do Gato é um experiente intérprete e compositor que já passou por diversas escolas de samba. Dono de uma voz potente, além de liderar os carros de som nas agremiações, também trabalha como comentarista dos desfiles de carnaval em emissoras de rádio do Rio de Janeiro.

A carreira de Tico do Gato começou na década de 80, onde o sambista era intérprete do mesmo bloco onde Zeca Pagodinho tinha uma ala. Sua voz e suas composições chamaram a atenção do pessoal do Império Serrano. Após concorrer e vencer uma disputa de samba na quadra da verde e branco de Madureira, Tico foi convidado para ser o intérprete oficial da escola. Dois anos depois aceitou o convite para representar a Caprichosos de Pilares, onde conquistou dois campeonatos e ainda passeou por outras áreas da diretoria da escola. Nos anos 2000, Tico retornou ao carnaval pelas escolas do grupo B.

Como jornalista, Tico atuou também na Comunicação e Marketing da Inocentes de Belford Roxo e além de sua atuação no carnaval, Tico do Gato desenvolve um trabalho voltado a menores e idosos com o objetivo de inclusão social e capacitação profissional a todos estes. O fato foi reconhecido em 2008, quando recebeu uma homenagem da Alerj – Associação Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente faz parte da ala de compositores da Acadêmicos do Salgueiro e comanda ao lado de Juninho Tititi o “Manchete na Folia”, um programa semanal na rádio Manchete AM, onde recebem convidados e falam sobre as novidades e informações do mundo do samba, e os bastidores do carnaval, sempre com muita animação.

 Projeto Música de Bar em Bairros

No Rio de Janeiro o bar é a extensão da casa de muita gente, confessionário de tantos outros, arquibancada esportiva em momentos especiais, e não raras vezes, ambiente de criação e inspiração musical. No espetáculo Música de Bar em Bairros, que começa no dia 28 de junho e acontece uma vez por mês, até setembro de 2014, nas Lonas e Arenas Culturais do Rio de Janeiro, cantores e cantoras consagradas da música popular cantam e contam algumas histórias de músicas, compositores e intérpretes que tenham uma ligação com os bares e os bairros de nossa cidade. O elenco é dirigido por Ruy Quaresma e conta ainda com a presença do baluarte Paulo Marquez.

O espetáculo é de criação, direção artística e apresentação de Haroldo Costa, grande profissional da arte e cultura com trajetória ímpar, que pretende com o projeto apresentar recortes musicais de artistas-personagens, muitos dos quais, frequentaram e ainda frequentam seus bares prediletos, que serviram e servem de palco de parte significativa de nossos artistas, além de abrir espaço para cantores, cantoras e grupos locais que serão convidados para dividir o palco com o elenco principal.

O bar é uma instituição. Espalha-se pelos bairros e subúrbios, dando um toque carioca muito especial e atende por diversos apelidos: botequim, boteco, barzinho, etc. Eles aglutinam e cultivam a alegria de viver da nossa gente, neles acontecem encontros de inspiração e cumplicidade, seus frequentadores habituais passam de fregueses a amigos. É parte da cultura de nossa cidade. Alguns bares basearão o roteiro e o repertório dos shows:

OS BARES

BAR – SÓ PARA QUEM PODE / Bairro – Mangueira: Sua história se confunde com a história de próprio morro. As figuras mais notáveis da comunidade como Jamelão, Carlos Cachaça, Padeirinho, Delegado, eram presença diárias e muito samba que depois se tornou sucesso, nasceu ali;

BAR – SUVACO DE COBRA / Bairro – Piedade: Onde o choro, nos anos 70, resistiu à invasão da musica estrangeira e mesmo brasileira de qualidade discutível, onde pontificaram nomes como Deo Rian, Joel do Bandolim, Conjunto Meu Kantinho;

BAR DO NOZINHO / Bairro – Oswaldo Cruz: Onde nasceu a Escola de Samba Portela e pontificaram nomes como Candeia, Paulinho da Viola, Monarco, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz;

BAR DA LADEIRA / Bairro– Salgueiro: Reduto dos bambas salgueirenses como Djalma Sabiá, Geraldo Babão, Casemiro Calça Larga, Bira do R. Era o ponto de convergência das três escola de samba da Salgueiro (Azul e Branco, Depois eu digo e Unidos do Salgueiro) e onde aconteceu a fusão que resultou na Acadêmicos do Salgueiro.

 Serviço:
Lona Cultural Jacob do Bandolim
Endereço: Praça do Barro Vermelho, Praça Geraldo Simonard, s/n – Pechincha – Jacarepaguá
Telefone: 2425-0825
Data e horário do show: Sábado, 26 de julho, 19h
Valor: R$1


Bi & Ro Assessoria de Comunicação


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.