Vitrine do samba

Rainha e madrinha do Império da Tijuca abrilhantam desfile do dia 9


Publicado em 4 fev 2013

Rainha e madrinha do Império da Tijuca abrilhantam desfile do dia 9
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cobiçados por inúmeras mulheres, os postos de rainha e madrinha de bateria de uma escola de samba são peças importantes no conjunto de um enredo, pois elas apresentam os ritmistas e abrilhantam o carnaval da agremiação. No G.R.E.S.E. Império da Tijuca, Laynara Teles e Vanessa Bilate, rainha e madrinha, respectivamente, se dizem preparadas para o desfile no próximo sábado, dia 9, pela Séria A do Carnaval da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj).

Nascida no morro da Formiga e moradora da comunidade, a simpática e carismática Laynara Teles já traz no sangue o amor pelo samba, por influência da família. Ela começou a desfilar com seis anos na ala das crianças, depois passou a ser passista, destaque, e hoje é a rainha da bateria da Sinfonia Imperial.

“Eu comecei na ala das crianças com seis anos e desfilei nessa ala por igual período. Fiquei um tempo sem desfilar e depois voltei como passista, de 10 a 12 anos. Fui destaque com 14 anos no primeiro carro. Quando meu pai assumiu a escola – o presidente Antônio Marcos Teles – em 2005, eu iria desfilar como princesa da bateria. Porém, como a rainha de bateria não apareceu no desfile, eu tive que assumir o posto, onde estou até hoje.”

Segundo a rainha, o início foi um pouco dificil pois ela se achava tímida para ocupar um lugar tão cobiçado. “Aos poucos eu fui perdendo a timidez e agora eu já me habituei, embora confesso que ainda fico nervosa no início de cada desfile. Como eu já conheço os ritmistas e eles estão sempre ao meu lado, é claro que tudo fica mais fácil. Gosto muito de acompanhar as ‘paradinhas’ e já manobro muito bem o chocalho.”

Laynara destaca o desfile de 2007, do enredo “São Jorge: o intrépido santo guerreiro”, como um marco em sua vida. “Aquele ano o desfile foi muito bom. A roupa era leve, gostei e vim bem. Em 2009, no enredo “O Mundo de Barro de Mestre Vitalino”, eu vinha passando bem pelo primeiro recuo e, em seguida, quase próximo ao segundo, perdi o esplendor. Já tive episódio de me machucar muito no desfile, ainda guardo marcas pelo corpo. Mas tudo vale a pena, porque é um grande espetáculo e uma emoção muito forte.”

A rainha da Sinfonia Imperial diz que não existe segredo para um bom desfile. Ela que se preparou o ano inteiro malhando e obedecendo a uma alimentação equilibrada, se diz preparada para a maratona.

“Vou apresentar no desfile de sábado uma fantasia belíssima, pois o enredo afro é lindo. Não posso adiantar nada por enquanto, só que vou representar a Rainha do Tijuco. Eu e a madrinha Vanessa Bilate vamos abrilhantar o desfile. O Império da Tijuca, quinta escola a desfilar no sábado, vai levar o enredo ‘Negra, Pérola, Mulher’, do Júnior Pernambucano.”

Madrinha pela primeira vez do Império da Tijuca, Vanessa Bilate começou a frenquentar o mundo do samba com oito anos. “Desde pequena eu já acompanhava os desfiles na avenida com os meus pais, que me influenciaram. Já desfilei na Beija-Flor, Grande Rio e União da Ilha, e gostei muito da experiência.”

Convidada pelo presidente Antônio Marcos Teles, o Tê, para ser a madrinha da escola tijucana, Vanessa diz que vai realizar um sonho antigo. “Fiquei feliz com o convite e amei a comunidade desde o primeiro dia que pisei na quadra. Estou me sentindo em casa, todos são maravilhosos e fui muito bem recebida.”

Vanessa quer, junto a Laynara, contribuir para a vitória do Império da Tijuca. “Vou levar à Avenida Marquês de Sapucaí, além da simplicidade, alegria e samba no pé. O figurino será surpresa, mas posso adiantar que serei a Dama da Corte. Estar à frente da bateria é indescritível, muito emocionante. O enredo é muito bom e promete muitas suspresas!”

A preparação da madrinha é feita com dieta ortomolecular acompanhada e treinamento de, no mínimo, três vezes por semana com personal trainner. “A gente tem que se cuidar e fazer exercícios sempre. O desfile requer um preparo especial. Quero dizer para toda a comunidade do Morro da Formiga que eu não estou realizando somente um sonho de vir à frente da bateria, mas está sendo uma honra poder fazer parte da família Império da Tijuca. Quero agradecer em especial ao nosso presidente Tê. É isso aí, vou com tudo porque agora meu coração é verde e branco e vamos brilhar na Sapucaí!”

.

Adriana Vieira
Assessora do G.R.E.S.E. Império da Tijuca

 

Uma resposta para “Rainha e madrinha do Império da Tijuca abrilhantam desfile do dia 9”

  1. RODRIGO BORGES FERREIRA disse:

    LINDAS ELAS ARASAM QUERIDAS RAINHA E MADRINHA MARAVILHOSASSSSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.