Vitrine do samba

Tradição tem novos coreógrafos da comissão de frente, Jesse da Cruz e Victor de Oliveira


Publicado em 25 maio 2018

Tradição tem novos coreógrafos da comissão de frente, Jesse da Cruz e Victor de Oliveira

Buscando fortalecer seus segmentos em busca do título do Carnaval 2019, a Tradição acaba de anunciar, através da sua presidente Raphaela Nascimento, a dupla que ficará responsável pela comissão de frente da azul e branco: Jesse da Cruz e Victor de Oliveira. A dupla, que tem ampla experiência no Carnaval, comandará a comissão de frente rumo às notas máximas no próximo desfile.

Com mestrado em Educação pela Universidade de Blumenau (SC) com a linha de pesquisa de Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, com foco no estudo do Corpo Negro na Dança, Jesse da Cruz faz parte do grupo de pesquisa Educogitans, que aborda as tendências teórico-metodológicas na Educação, Educação Física, Educação Comparada e Educação Intercultural no Brasil, América Latina e Caribe, e a educação intercultural na perspectiva freireana, que forma parte da linha de pesquisa Educação intercultural na América Latina e no Caribe: algumas tendências teórico metodológicas; além de idealizador do Congresso Brasileiro de Dança Educacional.

Ele também é coordenador nas Especializações do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação nos cursos de Artes Cênicas e Dança Educacional e no Curso Técnico em Dança do Grupo AZ ARTE Joinville/SC; docente na UNIFEBE (Universidade de Brusque, desde 2016) na cadeira de Dança e Saúde no núcleo de Educação Física e professor substituto na FURB desde 2017, nos cursos de Teatro e Música nas disciplinas de Projetos e Produções Culturais, Dança Cênica e Teatro de Formas Animadas; membro do NEAB (Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro); produtor cultural, pois desenvolve pesquisa e trabalhos em produções nacionais como fomentação do Boi Garantido em Parintins/AM (2017); coordenador do Festival de Dança de Joinville (2013, 2014, 2015); diretor coreográfico do Afoxé Omilodê; e coordenador artístico do Mês da Consciência Negra (2014, 2015, 2016 e 2017).

Premiado no campeonato Sul-Americano, 32º e 34º do Festival de Dança de Joinville, Jesse da Cruz tem trabalhos coreográficos e de pesquisa como convidado junto à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Como assistente de comissão de frente, ele atuou com alguns coreógrafos como Jardel Lemos, atuando como coreógrafo de comissão de frente há mais de oito anos passando por algumas escolas no estado de São Paulo, Santa Catarina e, chegando agora, ao Estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos realizados em comissão de frente foram nas agremiações Dascuia, Unidos do Paulas, Unidos pela Diversidade, Caldeirão do Samba e Dragões do Samba.

“Agradeço a presidente Raphaela Nascimento pelo convite de estar atuando junto à família Tradição e de acreditar em meu trabalho na criação, idealização e elaboração da comissão de frente para o Carnaval 2019. A proposta será desafiadora por várias questões, primeiro pela longa vida da escola assim respeitar a Tradição, a comunidade e todo processo ancestral em que a escola atua. Coreograficamente o trabalho será feito com muito fundamento de pesquisa, estudo, experimentação, pois mesmo sendo na Série B, iremos levar à Avenida uma qualidade técnica, artística e coreográfica de nível especial, pois acredito na qualificação e qualidade no trabalho da comunidade. Surpresas estão por vir dentro da montagem, assim como nossa presidente mencionou em nosso primeiro contato: a comissão deve apresentar muita novidade. No contato discutimos inúmeras idéias, espero que a população possa nos acompanhar no processo da montagem, assim como prestigiar na Avenida um trabalho consistente, com qualidade de estudo e beleza estética”, destacou Jesse da Cruz.

Para acompanhar Jesse da Cruz, a escola também apresentou o coreógrafo Victor de Oliveira, graduando em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua como intérprete-bailarino da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ. Sua trajetória se deu na investigação e criação em dança, através da pesquisa em linguagens coreográficas.

Ele integrou o Grupo de Pesquisa em Artes do Corpo/GPAC, da UFRJ, de 2014 a 2017; foi intérprete bailarino da Companhia do Repertório do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, de 2014 a 2016; esteve como intéprete bailarino na Companhia de de Dança Contemporânea da UFRJ; realizou a Abertura do Festival Internacional XV Edición del Encuentro Internacional de Danza Y Artes Contemporáneas Crear On Libertad (Paraguai, 2016); e também da residência artística/criação coreográfica, Cia Cocoa Para Tres Danza do México Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2016).

E ainda: técnica clássica e jazz, Academia Ponte de Dança, mestres Harley Charles, Kátia Bueno Cerezer e Heleonora Luccas (Amparo, São Paulo), de 2010 a 2014; tecido acrobático, Projeto Tiê, dança e tecido acrobático (UFRJ), 2014; técnica clássica, Centro de Arte Nós na Dança – CAND (bolsista), 2015; dança moderna, Centro de Arte Nós na Dança – CAND (bolsista), 2015; sapateado, Academia Ponte de Dança (Amparo, São Paulo), 2012.

Victor atuou como como bailarino e assistente coreográfico no Carnaval Carioca em parceria com Jardel Augusto Lemos na Acadêmicos do Sossego (2017), Alegria da Zona Sul (2016), Unidos de Bangu (2016), Em Cima da Hora (2015) e União de Jacarepaguá (2015), como intérprete bailarino; e Acadêmicos do Sossego (2018), União do Parque Curica (2018) e Bom da Bocas (2018), em Três Rios, como coreógrafo assistente.

“É com imenso prazer e um sentimento profundo de gratidão que chego junto dessa grande força que a Tradição representa no Carnaval carioca. Acredito que 2019 será o ano de muitos desafios e oportunidades de construirmos juntos um Carnaval conectado com o seu tempo. Não tenho dúvidas de que juntos, vamos construir um Carnaval histórico para a família Tradição e para o público da Intendente Magalhães”, ressaltou.

Foto: Divulgação

Presidente Raphaela Nascimento com os novos coreógrafos da comissão de frente da Tradição

.
Adriana Vieira
Assessora de Imprensa
R. E. S. Tradição

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.