O primeiro dia de 2013 é para cobrar melhorias do nosso carnaval de BH, às 13h, na Praça da Liberdade

Publicado por Rota do Samba em

O primeiro dia de 2013 é para cobrar melhorias do nosso carnaval de BH, às 13h, na Praça da Liberdade

Por Ocê no Samba | Publicado:29 de dezembro de 2012

No primeiro dia do ano, o samba fará uma manifestação na Praça da Liberdade, a partir das 13h por uma causa muito justa: a organização e valorização do nosso carnaval. Há pouco mais de 40 dias, não há definição de programação de blocos e escolas de samba, onde serão os locais de desfiles. Na última segunda-feira, dia 17, aconteceu uma audiência pública na Belotur para definir os projetos que seriam apoiados na folia de 2013. Muito pouco para uma cidade que já teve o segundo melhor carnaval do Brasil. a manifestação está sendo organizada por pessoas ligadas ao samba de BH como Guilherme Mocidade, Alexandre Brandão, da Escola Cidade Jardim. A proposta é protestar e tentar mobilizar o poder público a investir mais no carnaval como fomento para os artistas e até para a economia da cidade, que se transforma em “cemitério da folia” na Festa de Momo. Saiba mais  aqui.

Convite I

A falta de profissionalismo, de gestões ruins em escolas de samba, órgãos públicos que gerem o carnaval de BH desmontou a estrutura existente e sucateou o que havia, relegando ao nosso carnaval a um plano bem inferior da história de sambistas que a cidade possui e tenta resgatar com as rodas ao longo do ano. Ainda há uma extensa lista de coisas a serem feitas, a começar por união entre as várias alas de bambas que há em BH. Para Guilherme Mocidade, “Cidades como Vitória, Macapá, Florianópolis, Porto Alegre, Campos dos Goytacazes, que não tinham tanta tradição de Carnaval como Belo Horizonte, conseguiram um bom avanço, graças principalmente a construção de seus Sambódromos, obra que julgamos ser fundamental para o nosso retorno a lugar de destaque no cenário nacional. É bom lembrar que o nosso Sambódromo seria um espaço multiuso, servindo além de passarela do samba, como palco de grandes eventos culturais, religiosos e cívicos, o que certamente é uma carência da cidade”, explicou.

O que pode ser um indício de melhora é a grande movimentação de blocos independentes que desfilaram em 2012, trazendo para as ruas da cidade um bom número de pessoas. Mas, a programação oficial, onde os blocos passarão e ainda, como funcionará o esquema para o público não foi divulgado, o que gera incerteza quanto oa futuro da folia 2013, com a mudança de gestão em órgãos chave como a Belotur . “Aqui tudo é feito em cima da hora, sem planejamento, fica o questionamento, estamos a 40 dias do Desfile, qual a programação oficial do Carnaval 2013? Qual a ordem de Desfile das Escolas e Blocos? Infelizmente pensam ainda em reduzir a estrutura, inclusive cortando a Estação do Samba, que na minha opinião foi um grande avanço, incrementando a programação de Desfiles, com shows de artistas como Beth Carvalho, Velha Guarda da Portela”, disse Guilherme. Vale a pena dar uma conferida e lutar por mais essa bandeira esquecida e que poderá deixar nosso carnaval pior do que já está.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.