
Campeão com a escola, Tiago Martins é o primeiro nome confirmado na equipe do carnaval de 2026 da Acadêmicos de Niterói. Estreando no grupo especial, a azul e branca da cidade sorriso renovou com o carnavalesco, que irá ao seu terceiro ano assinando o desfile da agremiação na Marquês de Sapucaí.
Em seu currículo, Tiago coleciona dois prêmios consecutivos de “Melhor Aderecista” (Prêmio Plumas e Paetês), um prêmio de Destaque Performático (Prêmio Plumas e Paetês) e dois prêmios de Revelação do Carnaval 2022, como carnavalesco do GRES São Clemente (Prêmio Plumas e Paetês e Prêmio Feras da Sapucaí).
– Estou extremamente feliz com a renovação e poder dar sequência ao meu trabalho na agremiação. Já foi indescritível ser campeão e agora daremos continuidade a um grande trabalho. Só tenho a agradecer ao Presidente Wallace Palhares e toda sua diretoria pela confiança – revela Tiago.
Com o enredo “Vixe Maria”, a Acadêmicos de Niterói foi a campeã da Série Ouro em 2025 e fará a sua estreia no grupo especial do carnaval carioca em 2026.
Foto: Gabriel Belmiro
____
Emanuel Lima e Thainara Matias assumem o primeiro pavilhão da Acadêmicos de Niterói

Para a estrear no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói apostará no casal Emanuel Lima e Thainara Matias como condutores do primeiro pavilhão azul e branco niteroiense. A dupla assume como 1º casal de Mestre-sala e Porta-bandeira da estreante na elite da folia carioca em busca dos 40 pontos. Com uma vasta experiência no carnaval, a dupla já acumula prêmios como Samb@net e Tupi Carnaval total como melhor casal da Série Ouro, onde defenderam o primeiro pavilhão da Unidos da Ponte nos últimos três carnavais.
Emanuel Lima iniciou sua trajetória como mestre-sala na Rosa de Ouro, depois tem passagens pela Rocinha, Arranco do Engenho de Dentro, Unidos de Bangu, Sossego, União Cruzmaltina e Unidos da Ponte. Também dançava como mestre-sala da Portela desde 2018 e ficou até o último carnaval.
– É um sentimento inexplicável ostentar o primeiro pavilhão da Acadêmicos de Niterói no seu ano de estreia no grupo especial. O vínculo e o laço que foram criados desde a primeira conversa, o respeito, a confiança pelo meu trabalho e da minha porta-bandeira Thainara e principalmente o carinho, já me deixa ansioso pra erguer pela primeira vez nosso lindo pavilhão – revela Emanuel.
Thainara Matias começou como Porta-bandeira em 2010 e tem passagem pelas escolas Estácio de Sá, Unidos das Vargens e Abolição. Em 2023 assumiu o primeiro pavilhão da Unidos da Ponte, onde dançou até o último carnaval e em 2024, fez sua estreia como segunda porta-bandeira da Portela, onde também permaneceu até o último desfile.
– O sentimento maior é de gratidão pela oportunidade e confiança dada a nós pelo presidente Wallace Palhares e toda diretoria. Meu coração é só felicidade por ter a honra de defender o pavilhão dessa comunidade campeã do carnaval e saber que toda nossa dedicação e amor que sempre tivemos estão nos levando a alçar voos mais altos. É com muito respeito que peço licença aos Niteroienses para desfraldar seu pavilhão e defender suas cores com toda minha garra e amor. – Finaliza Thainara.
—
Alex Sandro Gardel
ASCOM Niterói