Vitrine do samba

2011 – Império do Rancho Grande – Itu – Sinopse


Publicado em 4 fev 2011

A batucada dos Guerreiros tem magia, pra te encantar
Fantasia em aquarela, vem desfilar.

 Racismo ou Preconceito Racial: é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. No Brasil, a Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime sujeito a pena de prisão, inafiançável e imprescritível e mesmo assim muitos incistem em praticar o racismo no Brasil. Nos Estados Unidos da América o Racismo chega a extremos contra os negros, índios, asiáticos e latino-americanos.

Preconceito Religioso: é a discriminação entre crenças religiosas como: católica, cristã protestante, judaica, muçumana, espirita, candoblé.

Sexismo: é a discriminaçaõ ou tratamento indigno a um determinado genero, ou ainda a determinada identidade sexual. Existem duas assunções diferentes sobre as quais se assenta o sexismo: Um sexo é superior ao outro, mulher e homem são profundamente diferentes (mesmo alem de diferenças biológicas), e essas diferenças devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem. Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia (ódio às mulheres).

Homofobia: é um termo criado para expressar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade. O preconceito gera uma desigualdade social, vou falar um pouco da homofobia, quem aí em uma briga, ou até mesmo em uma brincadeira não chamou alguém ou alguma coisa de “viado”, “bixa” ou “gay” (etc…)? Pois então, você agindo dessa forma você está sendo preconceituoso; engraçado que os mesmos que agem dessa forma e falam essa coisas, dizem que não são preconceituosos, não precisa ser esperto para saber que quando alguém fala essas coisas para um amigo(a), usa isso como um “xingamento”, uma coisa ruim, muitos podem negar, mas isso faz com que a desigualdade só aumente.

Ainda temos as pessoas Obesas, os Deficientes físicos e os idosos que sofrem muito com o Preconceito.

 A império abre as portas para os Homossexuais, para os Gordos, para os Deficientes, para os Ricos e Pobres, Homens e Mulheres, Crianças e Velhos de todas as raças, crenças e religiões.

 É das brincadeiras e palavras mais inocentes que dão inicio a desigualdade social, as vezes é melhor ficar quieto, para não acabar ofendendo alguem, e você agindo dessa forma, amanhã é seu amigo que está agindo da mesma forma, e vai passando adiante, isso faz com que as pessoas pensem que isso é uma coisa ruim, e infelizmente é assim que funciona a cabeça do ser humano. Respeito devia ser prioridade na vida de um ser humano.

Por isso, é possível afirmar que toda forma de preconceito é prejudicial para a formação da cidadania, pois desrespeita as singularidades humanas, que são importantíssimas na diversidade cultural da nossa sociedade.

Por isso junte-se a nós e vamos dar um BASTA ao PRECONCEITO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.