Vitrine do samba

Riotur: Avenida Chile será o novo palco dos blocos de embalo e enredo


Publicado em 11 fev 2017

Riotur: Avenida Chile será o novo palco dos blocos de embalo e enredo

A Riotur definiu novo local para o desfile dos tradicionais blocos de embalo e de enredo: blocos tradicionais como Cacique de Ramos, Aymoré da Penha, Boêmios de Irajá, Pagodão de Madureira e Bafo da Onçadeixarão a Avenida Graça Aranha, onde desfilaram nos dois últimos carnavais, e irão se apresentar na Avenida Chile, no Centro da cidade, no Carnaval de 2017.

– Como a Avenida Rio Branco agora tem o VLT e parte dela se transformou em um boulevard, ficou inviável a manutenção destes desfiles no local. No período de obras, os blocos foram acomodados na Avenida Graça Aranha, mas achamos que a Avenida Chile seria mais adequada para receber este evento sem causar tanto impacto no trânsito – afirma o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

O local também recebe os desfiles dos Blocos de Enredo – cujo vencedor se transforma em escola de samba e, no ano seguinte, ruma para o grupo que se exibe na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho.

A programação dos Blocos de Enredo do Grupo I já está fechada, bem como os grupos de frevo. Os blocos de embalo e empolgação seguem se inscrevendo na Riotur, mas alguns já estão com datas e horários definidos, como é o caso do Cacique de Ramos, que vai se apresentar nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, às 17h, com concentração a partir das 15h. No Carnaval 2017, o Cacique de Ramos vai prestar homenagem a todos os frutos que saíram da maior entidade reveladora de sambistas do Brasil com o enredo: “De Ramos para o mundo, o Cacique de Ramos mostra seus Frutos e é para quem tem fé”, de autoria do carnavalesco André Cezari.

Confira o que já está fechado da programação de sábado, dia 25 de fevereiro:

 18:00H – DESFILES CLUBES DE FREVOS
1.    FREVO FLÔR DO ESTÁCIO
2.    FREVO COMUNIDADE DA RAIA
3.    FREVO SANTA TEREZA
4.    FREVO ALEGRIA DO RIO

20:00H – DESFILES DOS BLOCOS DE ENREDO GRUPO l
1.    G.R.B.C ACADÊMICOS DO VIDIGAL
2.    G.R.B.C UNIDOS DO ALTO DA BOA VISTA
3.    G.R.B.C DO BARRIGA
4.    G.R.B.C VAI BARRA? NUNCA!
5.    G.R.B.C NOVO HORIZONTE
6.    G.R.B.C DO CHINA
7.    G.R.B.C UNIÃO DA PONTE
8.    G.R.B.C OBA-OBA DO RECREIO
9.    G.R.B.C FLOR DA PRIMAVERA
10. G.R.B.C IMPÉRIO DO GRAMACHO

________________________________________________________

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA

11/02/2017

Alguns dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro desfilarão pelas ruas do Rio neste sábado. A folia começou cedo e sem incidentes, com as fantasias criativas dos integrantes do Desliga da Justiça, que, às 8h, já estavam a postos na Praça Santos Dumont, na Gávea. O Spanta Neném também está transformando a ciclovia da Lagoa em um baile de carnaval. Desde as 10h, os foliões já começaram a tomar a região do Corte do Cantagalo. O pré-carnaval de rua da cidade também reúne, nesta tarde, instituições de peso da folia carioca, como a Banda de Ipanema, que se concentra às 16h, na Rua Jangadeiros esquina com Rua Gomes Carneiro. Fundado pelos bambas Aldir Blanc e Moacyr Luz, o Nem Muda nem Sai de Cima, levará milhares de foliões à Rua Garibaldi, esquina com Avenida Maracanã, a partir das 16h, na Tijuca.

Neste sábado, as ruas de Laranjeiras também seguirão o ritmo do samba com o Imprensa que eu Gamo, a partir das 13h, na Rua Gago Coutinho, na altura do Mercadinho São José. Na Ilha do Governador, a Banda da Praia da Bica se concentra às 14h no Quiosque Piratas. Símbolo do carnaval da Zona Portuária, o Fala meu Louro comanda a festa na região a partir das 15h, na Rua Waldemar Dutra, em Santo Cristo. Também no Centro do Rio, o Cordão da Prata Preta promete atrair milhares de foliões na Praça da Harmonia, a partir das 18h.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na manhã deste sábado, foram apreendidos quatro crachás e credenciais, além de um jaleco referente a um trabalho de 2016. Os agentes recolheram 65 cervejas.

A Comlurb continua com a Operação Carnaval, que mobiliza até 1.000 garis por dia, 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores e 50 veículos, de minivarredeiras a caminhões compactadores e pipa d’agua, para garantir a limpeza das vias após a passagens dos blocos. Nesta sexta-feira de pré-carnaval, foram removidos dos três principais blocos que agitaram a cidade cerca de 586 Kg de resíduos.

As equipes de limpeza fazem o serviço com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até a sua dispersão, quando realizam a varrição, a remoção dos resíduos e a lavagem das ruas e calçadas. Ao longo de todo o trajeto são instalados contêineres para garantir que o folião tenha local adequado para jogar seu lixo, evitando multas e colaborando com a limpeza.

A turma que curtiu o Badalo, em Santa Teresa, produziu 320 Kg de lixo, e a Comlurb destacou seis garis para o serviço. Já o pessoal que seguiu o Unidos do Chapadão deixou pra trás 186 Kg de residuos retirados pelos quatro garis que garantirarm a limpeza. Outro bloco da Zona Norte, o É o Bicho da Folia, contou com cinco garis para remover 80 Kg de resíduos.

Os foliões contarão com uma ampla infraestrutura durante o fim de semana de pré-carnaval. Serão instalados 766 banheiros químicos e três contêineres para os desfiles do fim de semana.  Um posto médico na Praça General Osório, em Ipanema estará em funcionamento.

A Guarda Municipal estará com 690 guardas, sendo 473 no ordenamento urbano e 217 na fiscalização de trânsito, no Centro e nas zonas Sul e Norte da cidade. Os guardas de trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio em cada região para garantir a fluidez do tráfego.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai intensificar neste fim de semana as operações que visam coibir o estacionamento irregular e melhorar a mobilidade nas áreas mais procuradas por foliões. Com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), 15 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer, da Seop) serão utilizados para priorizar áreas de blocos com maior concentração de público no sábado e no domingo, das 7h às 19h. O planejamento da Cfer começa na manhã deste sábado, 11, com o bloco Desliga da Justiça, com concentração a partir das 8h na Praça Santos Dumont, na Gávea. Entre os eventos pré-carnavalescos que terão operação especial da Seop neste primeiro dia estão Cadê Meu Beijo? (Ilha do Governador), Vira-Lata (Barra da Tijuca), Spanta Neném (Lagoa), Banda de Ipanema (Ipanema), GB Bloco e Imprensa que eu Gamo (Laranjeiras) e Carmelitas, no Centro. Já no domingo, 12, as equipes estarão no entorno dos blocos Chame Gente (São Conrado), Volta Alice (Laranjeiras), Me Esquece (Jardim Botânico) e Calma, Calma sua Piranha (Botafogo).

Terminamos ressaltando novamente que a Riotur irá liberar sempre dois boletins diários com as informações sobre os ensaios e desfiles por toda a cidade. Um será divulgado às 12h e outro às 18h (no domingo este disparo final deverá ocorrer mais tarde). Alertamos que não passaremos dados parciais durante os desfiles.


Assessoria de Comunicação Social da Riotur

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à Conquista Marketing e Propaganda - 2005 à 2011.