Livro sobre a escola de samba Acadêmicos do Dendê será lançado no próximo dia 12

Publicado por Rota do Samba em

Livro sobre a escola de samba Acadêmicos do Dendê será lançado no próximo dia 12

 Capa do livro

            Após dois anos de pesquisa e prática de carnaval, chega às livrarias no próximo dia 12 o livro “A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí”. O trabalho desenvolvido pelo Professor e Mestre em Antropologia pela UFRJ, Ricardo José Barbieri, disserta sobre a simpática escola de samba Acadêmicos do Dendê, sediada na Ilha do Governador. Apesar de jovem e pouco conhecida do grande público, a agremiação possui 21 anos de história de grande relevância cultural, não só para a região, mas no contexto do carnaval carioca e luta para, um dia, chegar ao palco principal da folia.

A obra aborda não só histórias e curiosidades da agremiação, mas as relações humanas e políticas estabelecidas no processo carnavalesco: um olhar antropológico sobre as tensões sociais que existem na construção dos desfiles, assim como as formas de expressão e o simbolismo dessa manifestação cultural na comunidade. “A história da escola, vinculada à memória de seus desfiles e o fabrico das alegorias no barracão, elemento central no atual formato dos desfiles são o ponto de partida para observação dessas relações”, explica o autor.

Ricardo José Barbieri, mais conhecido como Ricardinho Delezcluze no mundo do samba, possui uma vasta vivência e experiência no carnaval carioca. Atuou como colunista e comentarista em sites especializados, como OBatuque.Com e Carnavalesco, assim como no Programa Cidade do Samba da Rádio Manchete. E atualmente pesquisa as escolas de samba de Manaus (AM).

“A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí” está sendo lançada pela Paco Editorial, especializada em publicações acadêmicas. O lançamento será no próximo dia 12 de março, às 18h30, na Livraria Cultura – Cine Vitória (Rua Senador Dantas, 45, Cinelândia – Centro do Rio). O evento terá ainda a presença do Coordenador do Centro de Referência do Carnaval e Professor do Instituto de Artes da UERJ, Felipe Ferreira, e de integrantes da escola homenageada.

Serviço: Lançamento do livro “A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí”
Data:
12 de março
Horário: 18h30
Local: Livraria Cultura – Cine Vitória
Endereço: Rua Senador Dantas, 45, Cinelândia
Entrada franca
Classificação livre

 

Por Carolina Grimião –    Jornalista e Assessora de Imprensa


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.