Acadêmicos do Tucuruvi participa da festa em comemoração aos 110 anos do bairro

Publicado por Rota do Samba em

Acadêmicos do Tucuruvi participa da festa em comemoração aos 110 anos do bairro

 Tucuruvi_ 072

Tucuruvi_ 079

Tucuruvi_ 051

O bairro do Tucuruvi completou 110 anos de história e a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi participou das comemorações realizadas na quarta-feira, 24 de outubro.

Ritmistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, baianas e passistas desfilaram pelos corredores do Shopping Metrô Tucuruvi e, depois, deram show no auditório da sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, onde os convidados caíram no samba.

Símbolo homenageia bairro –  Para homenagear o bairro, a Acadêmicos do Tucuruvi adotou o símbolo de um inseto, pois Tucuruvi em tupi guarani significa gafanhotos verdes. Isto porque no início do século passado,  a região era formada por pastagens de gado, habitat ideal para esse tipo de inseto. O primeiro núcleo do povoamento foi iniciado em 24 de outubro de 1903 pelo inglês Willian Harding, que havia comprado uma grande área e, nove anos após a transação, fundou a Vila Harding, que se localizava no alto de uma colina, o que proporcionava aos visitantes uma bela visão de São Paulo.

Do núcleo inicial, sobrou o palacete de sete mil m², construído por Harding para sua moradia que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Em terreno cedido pela família do italiano Henrique Mazzei, que teve a ideia de fazer uma divisão em loteamentos. Em dos lotes, foi iniciada, em 1918, a construção da Igreja Menino Jesus, na atual avenida Mazzei.

 Aos poucos, com o loteamento das propriedades e o conseqüente aumento populacional, Tucuruvi foi perdendo sua feição rural e adquirindo outra, mais urbana e cosmopolita. Em pouco tempo, o bairro – que dista apenas 4,5 quilômetros do Centro – transformou-se em área tipicamente urbana, com vários empreendimentos imobiliários e comerciais, concentrados nas imediações da estação de Metrô. A pequena distância do Centro (apenas 4,5 quilômetros) foi decisiva para o desenvolvimento do bairro.

Carnaval – Em 2014, a Acadêmicos do Tucuruvi levará para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Uma Fantástica Viagem pela Imaginação Infantil”, desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos. A produção das fantasias e alegorias estão em pleno vapor no ateliê e no barracão da agremiação.

Os ensaios ocorrem todas as quintas-feiras e sábados, a partir das 20h30, na quadra que fica na avenida Mazzei, 722, Tucuruvi. Mais informações: www.academicosdotucuruvi.com.br ou (11) 2204-7342.

Crédito das fotos:  Renato Cipriano

.
Rosana Pinto


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.