1º Cine Debate no Centro Cultural Cartola, relembra Tupinicópolis, carnaval da Mocidade de 1987

Publicado por Rota do Samba em

1º Cine Debate no Centro Cultural Cartola, relembra Tupinicópolis, carnaval da Mocidade de 1987

 Alexandre Louzada e Chiquinho do Babado são alguns dos convidados da mesa-redonda

Uma metrópole indígena imaginária com referenciais do homem branco. Na verdade, um painel crítico à sociedade, à exploração das terras indígenas e à má distribuição de terras no Brasil. Este foi o mote do enredo Tupinicópolis, considerado um dos maiores de todos os tempos, e que completou 25 anos em 2012. A estreia da série Cine Debate (dia 07 de julho, sábado, a partir de 15 horas, no Centro Cultural Cartola), recorda e analisa este carnaval da Mocidade Independente, vice-campeão em 1987. A entrada é franca.

O evento apresentará imagens daquela histórica apresentação e um debate com personalidades ligadas à agremiação de Padre Miguel, carnavalescos e pesquisadores. Vale lembrar que seu criador, Fernando Pinto, faleceu nove meses após o desfile. Na mesa, estarão Alexandre Louzada, carnavalesco da Mocidade, e o empresário Chiquinho do Babado, ex-diretor de carnaval da escola.

Além deles, marcarão presença o campeoníssimo compositor Tiãozinho da Mocidade, a destaque Vera Benévolo, o carnavalesco da Alegria da Zona Sul, Eduardo Gonçalves, e o jornalista e comentarista Fábio Fabato, um dos autores do livro “As Três Irmãs”, que conta as histórias de Mocidade Independente, Beija-Flor de Nilópolis e Imperatriz Leopoldinense. O mediador será Renato Buarque, vice-presidente cultural da Verde-e-Branco.

O debate é uma derivação do projeto “Chá do Samba” que, há pouco mais de um ano, tem reunido no Centro Cultural Cartola representantes dos departamentos culturais de diversas agremiações do Rio de Janeiro, pesquisadores e jornalistas. Coordenador do evento, o historiador Vinicius Natal adianta que o próximo desfile homenageado será “Kizomba” (1988), primeiro título da Unidos de Vila Isabel. “A ideia é recordarmos uma apresentação histórica por mês”, diz.

Diversos segmentos da Mocidade estarão presentes. O presidente da Mocidade, Paulo Vianna, destacou a importância do debate para a lembrança do trabalho de Fernando Pinto: foi um dos maiores artistas da história do carnaval, e quem entregou a característica de ousadia e vanguarda à Estrela”, analisa.

SERVIÇO:
1º Cine Debate
Tupinicópolis: 25 de uma ficção científica tupiniquim retrô futurista pós-indígena
(Centro Cultural Cartola e Departamento Cultural da Mocidade)
Sábado, 07 de julho, a partir de 15 horas

Debatedores:
Alexandre Louzada
Chiquinho do Babado
Tiãozinho da Mocidade
Vera Benévolo
Eduardo Gonçalves
Fábio Fabato

 Mediador:
Renato Buarque

 *Organização: Vinícius Natal, Pedro Simões, Renato Buarque e Fábio Fabato

 Arte: Henrique Pessoa

 

CENTRO CULTURAL CARTOLA

Rua Visconde de Niterói, 1296

Tel.: (21) 32345777

Rio de Janeiro – RJ

ENTRADA FRANCA


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.