Acadêmicos do Sossego – Sinopse Carnaval 2017

Publicado por Rota do Samba em

Acadêmicos do Sossego – Sinopse Carnaval 2017

Zezé Motta – A Deusa de Ébano

Zezé Motta

Ora yê yê Oxum, ora yê yê minha mãe! Ecoam tambores para lhe reverenciar!

Nascida na terra da cana caiana, foi minha frágil força que me impulsionou a mostrar mais que minhas sete faces no ilusório cenário artístico. Assim, aos palcos de Dionísio subi para deixar de ser eu e ser muitas outras.

O que tive de enfrentar para traçar meu caminho pouco me importa. Para alcançar um destinoromântico sofri muito castigo. Pelo meu negrito jeito de ser, ai de mim, incomodei bastante a civilizada sociedade que dança com hipocrisia.

Reconhecida pelo meu talento, minha luz é quem prateia as minhas conquistas ao longo de uma vitoriosa carreira de atriz e cantora. Hoje, em estado de graça, alcanço o auge de minha vida como cantriz. O samba mandou me chamar para me elevar à categoria de Deusa de Ébano, nessa emocionante homenagem carnavalesca.

Comecei no teatro, estreando profissionalmente como atriz na polêmica obra de Chico Buarque, Roda Viva, peça censurada pela ditadura. Fiz rir e chorar. Participei de outro importante espetáculo, 7 – O musical, fazendo com paixão o que mais gosto nessa vida: atuar e cantar.

Foi a sétima arte que me deu a esperada fama. Magrelinha com o dengo que a nega tem e uma sensualidade à flor da pele, numa mistura de raça e cor. Dei vida a personagens marcantes nos filmesQuilomboÁguia na CabeçaOrfeu e, sobretudo, Xica da Silva, que me imortalizou e me lançou ao estrelato internacional.

Paralelamente à vida de atriz, aos poucos brotou a cantora. Nas boates Telecoteco e Balacobaco, nas quais primeiro tive o direito à vida de cantar as dores de amores, de soltar minha voz, na doce esperança de mostrar este meu outro dom, o meu canto de resistência que tanto fascina, para ter você comigo, bem mais perto de mim. Meu sorriso largo transborda minha alma feiticeira na alegria de viver.

Atuar e cantar. Sempre soube que era essa a chave dos segredosque realiza esta mulher guerreira e mística na ribalta, que veio ao mundo numa trovoada para ser atrevida e, com atitude, conquistar tudo o que quer, com decisão e muita sabedoria.

O sangue não nega o furor que se avassala dentro de mim e me torna, mesmo sem eu querer, uma divina criatura. Aos olhos dos meus fãs, uma diva. Por isso, onde o sol bate e se firma, abrem-se as cortinas para que eu possa me doar por inteira, realizada, na divina saudade de umanegra melodia.

senhora liberdade abriu as asas sobre mim, me dando força para lutar contra o preconceito. Meupecado original e uma intensa consciência racial só reforçam minha militância nas causas do negro, pelas quais lutarei até o fim com autonomia.

No horário nobre da televisão me joguei no corpo a corpo, rompendo os grilhões do racismo por um amor proibido entre uma mulher negra e um homem branco. E da intolerância fui a próxima vítima, vivendo uma rica empresária numa sociedade que não aceita a ascendência em igualdade danegritude brasileira.

Agora, brilhando nesse sagrado palco da folia, crioula com muito orgulho e dignidade, trocando em miúdos, venho aqui me apresentar no meu melhor papel:

– Muito prazer, eu sou Zezé!

Pesquisa e texto: Julio Cesar Farias

Carnavalesco: Marcio Puluker

Observação: as palavras e expressões destacadas referem-se às músicas e elementos da vida artística de Zezé Motta.

.
Assessoria Acadêmicos do Sossego

_______________________________________________________________

Almir Jhunior e Wallace Palhares formam a Direção de Carnaval do Acadêmicos do Sossego para o Carnaval 2017

Almir Jhunior e Wallace Palhares 2

Se preparando para chegar bem estruturada em sua estreia na Série A no carnaval de 2017, o Acadêmicos do Sossego traz em sua Direção de Carnaval dois experientes no quesito. Almir Jhunior e Wallace Palhares dividirão o cargo e já estão trabalhando desde o fim do último carnaval, em que a escola se sagrou campeã da Série B.

Filho de um dos fundadores da Azul e Branco do Largo da Batalha, Almir Jhunior tem o amor pela escola tatuado na pele. O diretor de carnaval traz nas costas uma tatuagem em homenagem a agremiação da qual faz parte desde a infância e já passou por funções como coreógrafo da comissão de frente, diretor de barracão, diretor de harmonia e até carnavalesco.

– Vamos procurar fazer a diferença dentro do Niterói e da Sapucaí! Toda a nossa comunidade está imbuída no projeto do carnaval. Em nosso novo barracão já estamos com todos os quatro carros motorizados, o que não é fácil para uma escola que saiu da Intendente, com a estrutura de uma alegoria e um espaço físico que é sempre o mais difícil nas escolas desse grupo, disse Almir.

Professor de História, Wallace Palhares, já passou por agremiações como Mocidade Independente de Padre Miguel, Inocentes de Belford Roxo, Império de Casa Verde e foi tricampeão do carnaval de Brasília com a Acadêmicos da Asa Norte. Wallace, que nasceu durante o carnaval, também já foi jurado do Grupo Especial do carnaval de São Paulo e nos últimos meses toda a sua rotina gira em torno da Acadêmicos do Sossego.

– Assim que acabou o carnaval de 2016, uma semana depois já estávamos começando os trabalhos de 2017. A gente tem procurado trabalhar em cima das datas, montando o melhor time para a escola, com atenção em todos os quesitos. É um trabalho de planejamento mesmo onde todos estão respirando Acadêmicos do Sossego todo santo dia, conta Wallace.

O Acadêmicos do Sossego abrirá o carnaval de 2017 da Série A e dá o pontapé para o seu desfile neste domingo (1), com a Feijoada do Sossego, aonde apresentará toda a sua equipe, entregará a sinopse de seu enredo “Zezé Motta – A Deusa de Ébano”, em homenagem a atriz e cantora Zezé Motta, que já confirmou presença na festa.

.

Guilherme Alves
Rangel Andrade
Assessoria de Imprensa


2 comentários

luiz Augusto · 27 de julho de 2016 às 14:01

Bom dia!
Sou Luiz Augusto, natural de Niterói e radicado em Belo Horizonte á 22 anos, graduado em História e mestrado em Ciências Sociais na linha de pesquisa da política pública aonde sou professor. A minha linha de pesquisa esta centrada nos movimentos sociais e culturais que envolvem a arte negra, daí o meu interesse por este enredo da Sossego.
Zezé Motta é um ícone das artes, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho vigoroso, que levou a figura da mulher negra brasileira mundo a fora. A negritude de uma mulher subjugada pelo Estado, Escravas da casa grande, negras de tabuleiro e prostituta eram as marcas dessa mulher negra no Brasil. Zezé vem desmistificar essas marcas, legado de um sociedade hipócrita.
Bom, a sinopse é uma poesia muito boa tem uma querência cronológica interessante cita os principais trabalhos da cantris e eleva Zezé a Deusa de Ébano. Minto legal, criativo! Penso que o samba deve essa homenagem a Zezé por tudo que ela contribui com arte do nosso pais.
Os sambas são ótimos, evidente que um ou outra se destacam. Gostei do samba interpretado por Ito Melodia, é uma letra boa, mas peca no excesso de termos afro e o refrão ficou desconexo, “Eu vi mamam oxum clarear na cachoeira”…? Não fala da roda viva e ficou fora da ordem cronológica da sinopse. Mas é um samba forte. Gostei também do samba interpretado por Wilsinho do Sossego, é um samba de letra fácil, bem concatenada com o a sinopse, um texto leve e alegre e empolgante, muito legal esse samba.
Boa sorte a comissão de carnaval, espero que posam produzir um bom carnaval e elevar essa escola a elite do samba carioca.
Lafmarins1@gmail.com

Luiz Augusto Faria · 30 de maio de 2016 às 20:27

Sou professor de politicas públicas Mestrado e graduado em Historia pela PUC MG. Ver a obra de Zezé e a possoa ser homenagiada na sapucaí sera muito gratificante. Acho q o mundo do samba tinha essa divida com Zezé e com a negritude muito bem representada por ela em seus trabalhos
Gostei muito da sinopes, é um texto poético, bem elaborado. Vale resaltar a grandeza da obra desta artista que levou a negritude da mulher brasileira mundo a fora. Parabens aos carnvalescos e boa sorte ao compositores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.