Campos Folia 2012: Ururau da Lapa é a campeã

Publicado por Rota do Samba em


Ururau da Lapa é a campeã do Campos Folia 2012

Por Telmo Filho

A Escola de Samba Ururau da Lapa foi eleita a campeã do Campos Folia 2012 – Tributo a Rubens Pereira – após uma acirrada disputa na apuração desta quarta-feira (2), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A agremiação foi a última a desfilar na madrugada de domingo (29) e apostou na criatividade ao falar do poeta, escritor e romancista Osório Peixoto, com o enredo “Das letras ao asfalto: Osório mais popular do que nunca”.

Dez agremiações disputaram o título de campeã do carnaval. Vinte jurados avaliaram 10 quesitos: mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo. Mas a Ururau da Lapa se isolou no primeiro lugar, a partir do quesito harmonia, mantendo a invencibilidade até a leitura das notas do último quesito: mestre-sala e porta-bandeira, ganhando da segunda colocada por apenas sete décimos.

Na segunda posição ficou a Mocidade Louca, com 192 pontos; em terceiro a Ás de Ouro – 183,7; a quarta colocada ficou a Madureira do Turfe, com 180,6; a quinta, a União da Esperança, 179,5; a Onça do Samba na sexta colocação, com 178,3; Amigos da Farra, na sétima, com 176,7; seguida do Boi Sapatão, 159; e Império da Baixada, 111,6 pontos.

– A nossa vitória é de quem realmente trabalhou para colocar um carnaval bonito na avenida. Dedicamos este título às comunidades da Lapa, Tira-Gosto, Matadouro e, em especial, ao pessoal do barracão – comemorou o diretor de bateria da Ururau da Lapa, Cláudio Luiz Crespo Vieira.

Segundo o secretário de Cultura, Orávio de Campos, devido à chuva, alguns carros alegóricos foram danificados, impossibilitando a realização do desfile das campeãs neste sábado (05). “Haverá uma premiação festiva em data oportuna”, disse o secretário.

Fonte : Site da Prefeitura de Campos dos Goitacazes

RESULTADO:

BLOCOS –              NOTAS
1º – Os Psicodélicos 164,7
2° – Caprichosos de Guarus 159,7
3º – União Feliz 153,0
4º – Caprichosos do Parque Aurora 151,0
5º – Chuva de Ouro 150,0
6º – Juventude da Baleeira 137,3
7° – Unidos do Capão (BRUC) 118,3

ESCOLAS DE SAMBA –       NOTAS
1º – Ururau da Lapa 192,7
2º – Mocidade Louca 192,0
3º – Às de Ouro 183,7
4º – Madureira do Turfe 180,6
5º – União da Esperança 179,5
6º – Onça no Samba 178,3
7º – Amigos da Farra 173,7
8º – Boi Sapatão 159,0
9º – Alvi Anil 126,0
10º – Império da Baixada 111,3

—————————————————————————————————————————-

Centenário do Goytacaz garante bicampeonato ao Os Psicodélicos

Por Telmo Filho

A apuração dos desfiles do Campos Folia 2012 do teve início no final da manhã com a leitura das notas dos blocos de samba que desfilaram entre a noite de sexta-feira (27) e madrugada de sábado (28). Os Psicodélicos garantiu o bicampeonato com o enredo “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é uma grande família que comemora o centenário do Goytacaz”.

Vinte jurados avaliaram os mesmos quesitos das escolas de samba, exceto mestre-sala e porta-bandeira. Em segundo colocado ficou o Caprichosos de Guarus, com 15,7 pontos; seguido de União Feliz, 153; Castelo do Parque Aurora, 151; Chuva de Ouro, 150; Juventude da Baleeira, 137,3; e Bruc, 118,3 pontos.

– A comunidade de Morrinho está de parabéns, pois em momento algum mediu esforços para fazer bonito no Cepop – disse o presidente da Junta Administrativa de Os Psicodélicos, Rubens Ailton dos Santos.

Para o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, a apuração aconteceu de forma positiva, visto que alguns diretores e carnavalescos das agremiações foram bastante comedidos com relação a algumas notas dos jurados. “Encerra-se aqui o primeiro capítulo da inauguração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) enquanto sambódromo”, destaca.

Fonte : Site Prefeitura Campos dos Goitacazes

——————————————————————————-

Carnavalescos aprovam Campos Folia 2012 no Cepop

Terminada a festa do carnaval de Campos, que durou três dias, a avaliação foi de que o evento foi um sucesso. É o que afirmam pessoas diretamente ligadas ao carnaval, como o destaque Nelcimar Pires, os carnavalescos Ariel Chácar, Ricardo Silva; o radialista Nilson Maria e o pesquisador de carnaval, Marcelo Sampaio.

Nelcimar Pires considerou o espaço maravilhoso. “Eu acredito que daqui a três anos, se fizer o que está sendo proposto, o Cepop vai se transformar numa Marquês de Sapucaí. O espaço é de primeira linha, escandaloso, mas o que passa na avenida tem de mudar. Essa será outra etapa. Tem de oferecer cursos de alegorias, adereços, para que seja apresentado um belo espetáculo”, afirmou o destaque.

O presidente da Associação de Escolas de Samba de Campos (Aesc), Ariel Chácar, disse que o evento foi bem produtivo. “Tem algumas coisas para melhorar ainda, agora que temos uma estrutura dessas que a prefeitura construiu para os carnavalescos. Temos que melhorar algumas peças dentro do carnaval”.

– Algumas coisas dentro da organização porque agora nós temos a nossa casa, o Cepop, que era o sonho da Aesc e dos carnavalescos. Agora, com o Cepop, as escolas e os blocos têm de crescer seu contingente e suas alegorias. Mas isto não tem problema. Por exemplo, o Rio de Janeiro levou 10 anos para acertar -, destacou Ariel.

Outro carnavalesco, Ricardo Silva, gostou de ver o público prestigiar o carnaval. “O fato de ter diminuído o atraso, a qualidade de algumas escolas melhorou consideravelmente. Algumas agremiações hoje em dia fazem carnaval de Grupo C do Rio”, acredita Ricardo Silva, que trabalha com carnaval há 20 anos.

Marcelo Sampaio, que tem uma tese de doutorado sobre carnaval, achou que para a estreia foi uma coisa legal. “Algumas agremiações ainda precisam se adaptar ao espaço”, afirmou.

Nilson Maria considerou a obra física muito boa. “É um cenário maravilhoso que exige um espetáculo de qualidade. E os carnavalescos tem de tratar com carinho o seu desfile”, disse.

Por Wesley Machado

———————————————————————————————–

Por Ruan Barros

 Após três dias de festa, terminou na madrugada desta segunda-feira (30) o Campos Folia 2012, o carnaval fora de época da cidade, promovido pela Prefeitura de Campos. Passaram pela passarela Rubens Pereira, diversas escolas e blocos da cidade, além das escolas do Rio de Janeiro, como Salgueiro, Grande Rio e Unidos da Tijuca que abrilhantaram o desfile no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto.

Para a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o carnaval  de Campos está evoluindo a cada ano. “Desde 2009, a prefeitura está moralizando o carnaval da cidade. Durante o Campos Folia deste ano, pudemos ver o quanto está valendo a pena valorizar o carnaval. Hoje, as escolas estão conscientes da responsabilidade de realizar um belo carnaval, ainda mais no Cepop, espaço construído para a realização de grandes eventos culturais”.

– Os artistas que passaram por aqui ficaram encantados com a estrutura deste espaço, que vai entrar na história do município e o carnaval fora de época se consagrou entrando no calendário cultural da cidade. Sem dúvidas, o Campos Folia 2012 foi um sucesso. Quero agradecer a todos que trabalharam no evento, que foi planejado para levar o melhor da cultura para a população -, completa Patrícia Cordeiro.

– O Campos Folia começou a partir de uma fatalidade, quando aconteceu a enchente em 2008, e por entender a responsabilidade de dar assistência às pessoas, a Prefeita Rosinha entendeu que os desfiles das escolas deveriam ser adiados. Em abril de 2009, realizamos a primeira edição do Campos Folia, e estamos na quarta, avançando a cada ano. A profissionalização  das pessoas envolvidas no carnaval está sendo importante e elas reconhecem a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela prefeitura, na questão de organização e responsabilidade, ainda mais quando tem dinheiro público – disse Jorge Luiz dos Santos, presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, informando que nesta quarta-feira (02) às 10h, acontece a apuração dos desfiles das escolas e blocos no Cepop.

Além das Fundações Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Zumbi dos Palmares e da Secretaria de Cultura, vários órgãos participaram da estruturação do Campos Folia 2012 como as secretarias Comunicação Social, Serviços Públicos e Saúde, Coordenadoria de Posturas, Codemca, Cidac, Guarda Municipal, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

 

Fonte: Site da PMCG

——————————————————————————————-

Noite histórica para o samba macaense em Campos

No dia 28 de abril de 2012, o samba macaense fez história na
passarela campista. Sambistas de quase todas as agremiações de Macaé
desfilaram no, recentemente inaugurado, CEPOP (Centro de Eventos
Populares Osório Peixoto), o sambódromo campista. Desfilando no GRACES
Cidade Luz, a convite de Rubinho Chebabe, presidente da agremiação,
que criou o enredo “Obrigado Macaé, o samba pede passagem para exaltar
seu filho ilustre, Mestre Dica”. Na verdade o enredo foi uma homenagem
ao samba e ao carnaval de Macaé através da figura carismática de José
Carlos Antônio, o Dica, presidente da LIECAM, Liga Independente das
Entidades Carnavalescas de Macaé.

       Amigo de Dica há vários anos, desde os tempos em que foi
carnavalesco do Império da Barra, infelizmente, Rubinho faleceu um dia
antes do desfile. Uma perda irreparável para o Grêmio Recreativo de
Arte e Cultura Escola de Samba Cidade Luz, já que Rubinho além de
presidente era também o carnavalesco. Apesar de tristes com o fato, os
sambistas de Macaé que o conheceram recentemente através de suas
constantes visitas a nossa cidade, logo se posicionaram a favor de
fazer uma homenagem póstuma.

     Numa reunião entre a diretoria da escola, representantes da
secretaria municipal de cultura de Campos e da liga das escolas de
Campos, ficou decidido que a agremiação desfilaria sem concorrer ao
título e nem sofrer rebaixamento já que havia sido bastante
prejudicada com a morte de Rubinho. Sem o mestre à frente dos
trabalhos finais de organização, o carnaval da escola ficou bastante
comprometido, daí a decisão tomada.

  “Bruxo do carnaval”, como se referiram a Rubinho alguns textos
veiculados na imprensa campista, foi um grande entusiasta do carnaval
e na década de 90 foi enredo do Bloco de Samba União Feliz, cujo
titulo era “Bruxo do samba”. Faleceu sem realizar o sonho de ver sua
escola desfilar no novo sambódromo.

     A agremiação campista e as agremiações macaenses resolveram
então transformar o desfile numa homenagem póstuma, passando pela
avenida sem carros alegóricos, porém com muita animação. Assim foi
feito e quem participou sentiu a emoção na pele e arrepiou-se quando
ouviu o trecho do samba que dizia  “..Oh, Macaé, Princesinha do
Atlântico querida…” cantado no novo sambódromo de Campos. Realmente
um desfile que se tornou histórico para nossos sambistas por dois
motivos, por ser uma homenagem ao samba macaense e por estarem
participando da inauguração de um novo espaço destinado ao samba.

Quem quiser conferir ou mesmo relembrar  como foi o desfile é só acessar:
http://youtu.be/xKeRzP7HuR8
http://youtu.be/ZAE5O73Bo_I
http://www.youtube.com/watch?v=OSyDX5qNpqo
http://gracescidadeluz.com.br

Amilcar  Aurich – diretor de comunicação e marketing do GRES
Princesinha do Atlântico e diretor de imprensa da LIECAM


1 comentário

Célio · 6 de maio de 2012 às 13:55

Bom tarde.

Concordo que o carnaval de Campos melhorou e muito em relação aos outros, apesar de algumas agremiações ainda insistam em querer desrespeitar o poder público e as pessoas que assistem ao vivo ou pela tv por assinatura (esta que precisa melhorar, mesmo estando no seu segundo ano). Porém,devemos tomar cuidado com as pessoas que são colocadas para julgar as agremiações para não cometermos os mesmos erros do passado, porque a responsabilidade em julgar não é por a amizade em primeiro lugar ou o medo de desagradar um amigo e sim de ler a sinopse elaborada pelo carnavalesco e o andamento apresentado pela agremiação.

Em suma estamos no caminho certo e não podemos regredir no tempo Ok!…

Abraços

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.