Dez Mandamentos para o bom desfile

Publicado por Rota do Samba em

 Diretores de Carnaval destacam erros que devem ser evitados na Avenida

Tentando ajudar às Escolas de Samba a evitar falhas nos desfiles de 2006, a LIESA promoveu reunião entre presidentes e diretores de carnaval das 14 agremiações do Grupo Especial. Os erros cometidos com maior freqüência serviram de pauta para o encontro. No debate surgiram soluções básicas, que devem ser encaradas com seriedade, como as leis sagradas da Passarela.

I – Conhecer a fundo o Regulamento de Desfile e o Manual do Julgador
O diretor de carnaval e sua equipe precisam estudar o Regulamento e o Manual em seus  mínimos detalhes. Na medida do possível, devem passar os ensinamentos aos componentes, evitando que décimos preciosos sejam perdidos no desfile. 

II – Escolher um bom enredo
O enredo é a plataforma para o desenvolvimento de todo o carnaval. É dele que derivam os demais quesitos de julgamento. Deve fixar as características da Escola, moldando o seu perfil, identicando-a com os componentes e admiradores. 

III – Escolher um bom samba-enredo
A partir do enredo é fundamental que se prepare uma boa sinopse, clara e objetiva. Ela deve dar origem à feitura de um bom samba, que contagie os componentes e estes, o público, ajudando na evolução, na harmonia e no conjunto. 

IV – Evitar excesso de componentes
O número ideal para desfilar em 80 minutos oscila entre 3.500 a 4.000 componentes. Os diretores devem estar preparados para um acidente que possa roubar alguns desses minutos preciosos, evitando correrias e o estouro da cronometragem. 

V – Elaborar roteiro de desfile de modo que facilite o entendimento do enredo e localização de alas
Depois que a Escola entrega o roteiro de desfile à LIESA , ele passa a ser sagrado. Será publicado no manual “Abre-Alas”, usado pelos julgadores para análise do desenvolvimento do tema através de alas e alegorias. Mudanças podem dar margem à penalidades.  

VI – Ficar atento ao andamento da Comissão de Frente
É a CF que determina o andamento do desfile. Deve manter uma exibição uniforme diante dos quatro módulos de julgadores. Um diretor deve controlar o andamento do desfile a partir da saída da CF, evitando que as alas o acelerem.

VII – Destacar um diretor para conter a “cabeca” da Escola durante a entrada da bateria no segundo recuo
A manobra mal feita pode ser fatal, caso não haja um diretor controlando a frente do desfile. É ali, nas proximidades dos dois últimos módulos de julgamento, que os grandes “buracos” se abrem, a harmonia despenca e a evolução se complica.  

VIII – coibir a invasão de pessoas vestidas com camisas de diretor
O excesso de pessoas vestidas com a roupa da diretoria polui o visual da Escola e dificulta a leitura do enredo. Existe uma tendência a coibir esta falha, criando-se uma penalidade específica no quesito Conjunto.  

IX – Submeter projetos de alegorias a aprovação do CREA e do Corpo de Bombeiros
As Escolas devem ter um engenheiro trabalhando junto à equipe de criação, cuidando da estrutura de alegorias e equipamentos de segurança. Ele fará estudos para avaliar a capacidade de cada carro, bem como dos sistemas elétrico e mecânico.  

X – Usar o ensaio técnico para corrigir erros
É a prova dos “dez”. O que está errado deve ser corrigido ali. É o momento em que os diretores de carnaval e de harmonia devem estar atentos para detectar as falhas e repetir o exercício, até que se consiga uma solução satisfatória. 

Fonte: site da Liesa


2 comentários

valtinho magal · 17 de março de 2012 às 11:55

Parabéns à Liga. São mandamentos importantes para um bom desfile.

Pegando um gancho na matéria penso ser de vital importância a atenção permanente por parte dos diretores de harmonia a cronometragem do tempo de desfile , a concentração e dispersão , bem como jamais permitir, em hipótese nenhuma a colocação da ala das crianças à frente de carros alegóricos e tampouco a referida ala fechando o desfile da escola.

jorge galli · 7 de fevereiro de 2012 às 8:06

Parabenizo a liga pela importancia destes 10 mandamentos de vital importancia para o bom andamento dos defiles carnavalesco de sao paulo.abraços galli pres. prudente-sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.