FINEP promove debate sobre as inovações de Joãozinho Trinta

Publicado por Rota do Samba em

FINEP promove debate sobre as inovações de Joãozinho Trinta

Evento gratuito no dia 07/11 conta com a presença de personalidades do carnaval

Falecido no final do ano passado, Joãosinho Trinta, o carnavalesco mais inovador da folia carioca, será tema do 9o Debate Escola de Inovação, no Espaço Cultural FINEP. O evento, gratuito, acontece no dia 07/11, a partir de 19 horas, e é parte do projeto “FINEP Tira o Chapéu”, que já apresentou outros oito seminários sobre inovações ligadas aos desfiles do Rio. Entre os debatedores, os cenógrafos e carnavalescos Fernando Pamplona, Rosa Magalhães e Milton Cunha, o poeta e roteirista Geraldo Carneiro e o jornalista de O Globo Aydano André Motta.

Joãosinho começou sua carreira no Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971. Após a saída de Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola, quando fez dupla com a artista plástica Maria Augusta Rodrigues no carnaval de 1973. O enredo era “Eneida: Amor e Fantasia”.

Já atuando sozinho, ganhou o bicampeonato, em 1974, com “O Rei de França na Ilha da Assombração” e, em 1975, com “O Segredo das Minas do Rei Salomão”. Após divergências com a diretoria salgueirense, transferiu-se para a Beija-Flor, onde brilhou com enredos ousados e luxuosos, que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983.

Além das vitórias, outros desfiles se tornaram marcos da festa, entre eles o de 1986 –  “O Mundo é Uma Bola” – e o de 1989, “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia”. Este último gerou controvérsias com a Igreja Católica ao levar para a Avenida uma imagem do Cristo Redentor coberta com um plástico preto e ostentando a inscrição: “Mesmo proibido, olhai por nós!”.

Em 1994, transferiu-se para a escola de samba Unidos do Viradouro, onde ganhou o título do carnaval de 1997 com o impactante “Trevas! Luz! A explosão do Universo”.

Criados há dois anos, os debates gratuitos sobre carnaval  já trouxeram para a FINEP personalidades como Neguinho da Beija-Flor, Sérgio Cabral, Elza Soares, Pinah, Renato Lage, Dodô da Portela, dentre outros.

Até o próximo carnaval, está previsto mais um seminário, desta vez em homenagem aos grandes carnavais da Portela e do Império Serrano.

Serviço:
Seminário Joãosinho Trinta, o Rei Mendigo do Carnaval
(07/11 – quarta-feira -19 horas)
Convidados: Fernando Pamplona, Rosa Magalhães, Milton Cunha, Geraldo Carneiro e Aydano André Motta.

Espaço Cultural FINEP
Praia do Flamengo, 200 – Pilotis
Flamengo – RJ (entre as ruas Barão do Flamengo e Almirante Tamandaré) – a 500m da Estação do Metrô do Largo do Machado)
21-2555-0717
espacocultural@finep.gov.br
facebook.com/FINEPCultural
twitter.com/finepcultural

Livre

.

Fábio Torres – Fabato
Jornalista e Assessor de Imprensa


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.