Guaratinguetá: Carnaval 2013 sem desfiles das Escolas de Samba

Publicado por Rota do Samba em

Guaratinguetá: Carnaval 2013 sem desfiles das Escolas de Samba

TAMANDARE_campeã2012

O prefeito Francisco Carlos se reuniu nesta quinta-feira com os presidentes das Escolas de Samba da cidade e depois de ouvir todos eles anunciou, em conjunto com os mesmos representantes, que realmente Guaratinguetá não terá em 2013 os desfiles das Escolas. O prefeito expôs a todos as dificuldades encontradas para cumprir os prazos necessários para concluir o processo de licitação do carnaval, o que, para ele, acabou tornando-se o grande empecilho para a realização dos desfiles oficiais.

            Segundo o prefeito, a licitação começou muito tarde e a ausência de uma transição de governo contribuiu também para “atravancar” o processo. “Até mesmo as próprias Escolas sentiram-se inseguras em investir e preparar os seus desfiles”, afirmou. Dessa maneira, ficou decidido que haverá uma programação especial para o carnaval da cidade, com a participação da Banda Mole, a apresentação dos Blocos de Embalo e ainda uma grande surpresa para a população, provavelmente na segunda-feira.       Assim, deveremos ter alguma estrutura na Avenida Presidente Vargas para receber parte da festa que estamos acostumados a ver.

Mas não é só isso. Para o ano que vem um novo modelo de carnaval está sendo preparado. Segundo informações, um projeto está sendo elaborado para que o nosso carnaval ressurja diferente em 2014. Este estudo contempla, segundo apuramos, a criação de um organismo previamente denominado COMICAR, que servirá de elo entre as Escolas de Samba, a Oesg e o Poder Público; a criação de oficinas nas sedes das Escolas, com monitores custeados pela prefeitura, e também o repasse de uma verba mensal para estas agremiações, porém com valores ainda não definidos.

            É o carnaval de Guaratinguetá ganhando nova roupagem. E com a tendência de voltar muito mais forte em 2014. Certamente vai depender do empenho de todos, o que tudo indica que irá acontecer. Se por um lado passa-se a exigir mais das Escolas de Samba, por outro implica em uma maior participação e envolvimento do poder público municipal na preparação do carnaval, o que é um dos objetivos, segundo fontes consultadas.

            Torço para que dê certo. E acredito que dará. O carnaval de nossa cidade precisava de uma reformulação sim. E ela chegou.

.

Mário Santos – jornalista
e-mail: mariosantos@mail.com


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.