Guaratinguetá: Bonecos Cobiçado apresenta sua proposta para o Carnaval 2015. Confira!

Publicado por Rota do Samba em

Bonecos Cobiçado apresenta sua proposta para o Carnaval 2015.

 BONECOS- LOGO ENREDO 2015

A verde e rosa de Guaratinguetá apresentou em sua sede no bairro do Campinho neste domingo (24/8) sua proposta para o carnaval 2015 de Guaratinguetá, Confira!

.

PROPOSTA DE CARNAVAL

A Comissão de Carnaval da ESCOLA DE SAMBA “BONECOS COBIÇADOS” vem, por intermédio dessa proposta, convidar a sociedade a embarcar numa viagem pelo Reino da Natureza e apresenta oficialmente o seu enredo para o Carnaval 2015, intitulado:

“ SUSTENTABILIDADE: O DESABROCHAR DA VIDA PARA O FUTURO DA HUMANIDADE! ”

Nosso objetivo é disseminar, através de fantasias e alegorias, a necessidade imediata de um processo de reeducação ambiental, fazendo com que a sociedade civil como um todo, aliada às autoridades governamentais e iniciativa privada, implantem atitudes concretas que visem
resgatar os biomas, essenciais para a sustentabilidade das futuras gerações.

Oportunamente, o personagem Tistu, protagonista do renomado livro infanto-juvenil “O Menino do Dedo Verde”, escrito pelo pensador francês Maurice Druon, em 1957, é emblemático, pelo seu poder mágico, pois em tudo o que toca, faz nascer plantas e flores. Por essa razão, Tistu é a figura ideal para conduzir os carnavalescos durante o Desfile, nessa viagem pelo Reino da Natureza, com seu barquinho feito de jornal reciclado. Depois de percorrer diferentes lugares e ecossistemas do planeta, ele desembarca no Vale do Paraíba, mais precisamente na Sede da Escola de Samba “Bonecos Cobiçados”, de onde sai a inspiração para a reeducação ambiental. A figura do menino é uma metáfora do futuro, pois é para a criança de hoje, o adulto de amanhã, que devemos gerar saberes e garantir uma vivência saudável.

“Bonecos Cobiçados” será uma Escola Sustentável, inspirando ações de preservação da biodiversidade. Entendemos que no local onde vivemos e fazemos samba é que devemos exercer nossa cidadania ambiental. Afinal, “a cabeça pensa, onde os pés pisam (Frei Beto). Assim como Tistu, as cores verde e rosa da agremiação também são o elã para o reflorestamento do planeta, garantindo às pessoas um futuro rosa, analogia à busca pela qualidade de vida.

Sob a forma de “Teatro de Rua”, em linguagem de fácil assimilação e visualização, Tistu nos mostrará que devemos praticar o nosso compromisso social, buscando atingir cada cidadão que tomar ciência desse tema e, principalmente, quem acompanhar ao Desfile, quer seja presencialmente, quer seja pelos meios de comunicação. E, se cada um de nós, fizer unicamente a sua parte, e esse ideal de conscientização ultrapassar fronteiras paulatinamente, a sobrevida em harmonia com o meio-ambiente estará garantida. E o patrimônio maior do Planeta Terra, a biodiversidade, preservada !

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto  e o último rio for poluído, é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro” – PROVÉRBIO INDÍGENA –

COMISSÃO DE CARNAVAL
TIAGO DOMINGOS, JÚNIOR SCHALL, FELÍCIO MURADE, MATEUS DOMINGOS, SÁVIO REIS, RÓBSON GOMES E JOEL DE BRITO

__________________________________________________________________________

REGULAMENTO DO CONCURSO DA ESCOLHA DO SAMBA 2015

I.) DAS CONDIÇÕES E PARTICIPAÇÃO:

Todos os compositores participantes do Concurso estão sujeitos a este Regulamento.

Qualquer compositor poderá concorrer efetivamente, não ficando impedido de participar das Escolhas de Sambas-Enredo de outras agremiações de Guaratinguetá.

A letra do samba-enredo, em número de 20 cópias, além da respectiva gravação em CD, deverão ser entregues à Diretoria Executiva da Escola, impreterivelmente, até o DIA 26 / SETEMBRO / 2014 (SEXTA-FEIRA).

Cada compositor poderá inscrever, no máximo, 01 (um) samba para o Concurso.

O samba de enredo vencedor constituirá propriedade da agremiação, cabendo a ela a escolha do intérprete para gravações em geral, bem como para o Desfile Oficial.

O samba de enredo vencedor estará sujeito a modificações em letra e melodia, para melhor adaptar-se ao tema-enredo apresentado e à proposta musical da Escola.

O samba de enredo, para não tornar-se cansativo e monótono no Desfile Oficial, deverá ser composto, no máximo, em 30 (trinta) linhas.

II.) DA APRESENTAÇÃO:

A ordem de apresentação do samba de enredo será feita através de sorteio, pela Diretoria Executiva da Escola, meia hora antes do início, tanto na Apresentação Oficial, assim como nas Fases Eliminatórias e Final.

A ausência de um samba de enredo, regularmente inscrito, na Apresentação Oficial, implicará em sua eventual desclassificação.

Na execução do samba, o compositor poderá utilizar qualquer recurso instrumental e vocal que desejar.

Não há limite de tempo para apresentação de cada samba-enredo, ficando estabelecido o número de passagens com e sem a presença da “Bateria-Show”.

O número de sambas que serão desclassificados nas Eliminatórias, bem como os que permanecerão para julgamento na Final, serão informados, oportunamente, pela Diretoria Executiva da Escola.

III.) DO JULGAMENTO:

Em princípio, o julgamento dos trabalhos será composto de:

* Apresentação Oficial – 28/SETEMBRO/2014 (DOMINGO) – 18 horas Sede Social – G.R.C.E.S. Bonecos Cobiçados

(ESSA ETAPA ESTARÁ ISENTA DE JULGAMENTO)

* Primeira Eliminatória – 05/OUTUBRO/2014 (DOMINGO) – 18 horas

* Segunda Eliminatória – 12/OUTUBRO/2014 (DOMINGO) – 18 horas Sede Social – G.R.C.E.S. Bonecos Cobiçados

* Final – 19/OUTUBRO/2014 (DOMINGO) – 18 horas

O Corpo de Jurados será escolhido pela Diretoria Executiva e Departamento de Carnaval da Escola de Samba.

Os trabalhos apresentados serão julgados nos quesitos “LETRA” e “MELODIA”, e terão as notas de 01 (um) a 05 (cinco) por quesito, valendo meio (0,5) ponto.

Serão classificados para as fases subsequentes os sambas que obtiverem as maiores notas, somados os quesitos Letra e Melodia.

Nas Fases Eliminatórias, o critério de desempate será a “Maior Nota” obtida na “Letra” do samba de enredo.

Na Fase Final, caso haja empate, o Departamento de Carnaval da Escola, juntamente com a Diretoria Executiva, terão a total liberdade de escolher o samba, optando por aquele que apresentar maior compatibilidade com a seqüência cronológica do tema-enredo e possibilitar um nível de empolgação que favoreça a harmonia da agremiação no Desfile Sede Social – G.R.C.E.S. Bonecos Cobiçados

IV. ) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

As dúvidas surgidas no tocante ao tema-enredo apresentado podem ser sanadas com os membros da Comissão de Carnaval, TIAGO DOMINGOS, MATEUS DOMINGOS E FELÍCIO MURADE, sendo os contatos através dos telefones abaixo, respectivamente: (12) 99157-1120 / (12) 99139-8145 / (12) 99164-1418.

Os casos omissos, referentes ao Festival em questão, serão resolvidos junto à Diretoria Executiva e Departamento de Carnaval da Escola de Samba.

BOA SORTE A TODOS COMPOSITORES !

Marco Antônio Henrique da Silva – PRESIDENTE EXECUTIVO


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.