Império da Tijuca convida Moçambique para desfilar

Publicado por Rota do Samba em

Império da Tijuca convida Moçambique para desfilar
Alaor Macedo,Sr. Romualdo Lodino e Júnior Pernambucano por Divulgação

 A República do Moçambique, país localizado no Sul da África, foi convidada pela escola de samba Império da Tijuca a participar do desfile da verde e branco no próximo carnaval. No início deste mês, o carnavalesco Júnior Pernambucano e o diretor de relações institucionais Alaor Macedo foram recebidos na Embaixada de Moçambique em Brasília pelo conselheiro econômico para Assuntos do Turismo e Cultura da Embaixada da República de Moçambique, Sr. Romualdo Lodino do Carmo Johnam.

Os representantes do Império da Tijuca conversaram com o conselheiro sobre o tema que a agremiação levará para a Marquês de Sapucaí, no próximo carnaval, intitulado “Batuk”. Segundo Júnior Pernambucano, o país se fará presente no desfile, levando artistas de diversos segmentos para desfilarem na escola, além de uma visita a quadra da agremiação, e uma viagem da escola até o país sul-africano:

– Estou muito contente com os bons frutos que tivemos com esta ida até a Embaixada de Moçambique. O país está interessado em divulgar sua cultura no Brasil e nunca tiveram uma oportunidade de conhecer o trabalho do carnaval carioca como a que nós propomos a eles. Nós vamos receber artistas de diversos naipes, músicos, artesãos para o nosso desfile e em nossa comunidade. Eles também trarão danças típicas e esculturas para abrilhantar esse trabalho de divulgação do nosso enredo, além de máscaras e tambores de acordo com o sincretismo religioso e há a possibilidade de irmos até o país para mostrar aos moçambicanos como é uma escola de samba. Notei que os representantes do país ficaram ainda mais entusiasmados de sermos uma agremiação com tanta identificação com as tradições africanas, como é a realidade do Império da Tijuca.

O Império da Tijuca abrirá os desfiles do Grupo Especial com o enredo “Batuk”, que explora as diversas manifestações culturais e religiosas de canto e dança africanas e brasileiras, com a percussão como elemento chave para estas expressões. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Júnior Pernambucano.

Foto:
Da esquerda para direita: o diretor de relações institucionais da escola de samba Império da Tijuca, sr. Alaor Macedo,  ao centro o conselheiro econômico para Assuntos do Turismo e Cultura da Embaixada da República de Moçambique, Sr. Romualdo Lodino do Carmo Johnam e o carnavalesco da escola de samba Império da Tijuca, Júnior Pernambucano durante visita a embaixada, em Brasília.

Crédito: Divulgação


Paula Ranieri
G.R.E.S.E. Império da Tijuca – Assessoria de Imprensa


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.