Lins Imperial lançou seu enredo festejando Monarco em noite de glória

Publicado por Rota do Samba em

Lins Imperial lançou seu enredo festejando Monarco em noite de glória

RB - 5

Com presença maciça de integrantes da Portela, a Verde e Rosa do Lins lançou o enredo “O Monarca do Samba”

RB - 9

Uma noite inesquecível com encontro de águias em solo verde e rosa.  A Lins Imperial lançou com festa o seu enredo para o Carnaval 2017, “O Monarca do Samba” na noite desde domingo, 5 de junho. O tema é uma homenagem ao líder da velha guarda da Portela, Monarco. Criador de alguns sambas de terreiro e de quadra da azul e branco, o artista atualmente é presidente de honra da Águia de Madureira. Na Lins Imperial, o nome do mestre portelense passou a ser sinônimo da qualidade de “Monarca”, ou seja, o rei. E como rei foi recebido pela comunidade da agremiação.

 – Estou feliz. É muita emoção, muita alegria. É muito carinho recebido, meu coração transborda. Aqui tive grandes amigos. O Lins é uma área de sambistas, de gente bamba. Já tive um parceiro aqui, grande compositor, amigo e companheiro. Quero ganhar o Carnaval! – declara emocionado mestre Monarco.

RB - 2

 A festa contou com a presença maciça dos integrantes da Portela que fizeram um verdadeiro show no ritmo da bateria Tabajara do Samba embalado pelo intérprete Gilsinho. Tia Surica e Vilma Nascimento – o Cisne da Passarela, também se fizeram presentes na homenagem apoteótica e emocionante. O pavilhão portelense conduzido por Alex Marcelino e Daniele Nascimento se uniu ao pavilhão verde e rosa na reverência ao grande mestre. Nilce Fran e seus passistas riscaram o chão da quadra da escola. Para completar a festa, torcidas portelenses, ala de compositores, baianas e integrantes da velha guarda da azul e branco de Madureira também prestigiaram Monarco.

Durante a festa, a sinopse do enredo foi explanada e entregue aos compositores. A ala é aberta a qualquer interessado em participar do concurso. A entrega dos sambas acontece no dia 6 de agosto e a grande final será realizada em 24 de setembro.

O carnaval será desenvolvido por uma comissão de carnaval formada pelo carnavalesco Eduardo Minucci, que retorna à agremiação, pelo pesquisador, e folião Tiago Ribeiro e por Flavio Mello que assina também a direção de carnaval.

A escola do bairro do Lins de Vasconcelos promete não medir esforços para trazer o título do Carnaval 2017 e dar mais um passo à frente rumo à Marquês de Sapucaí.

Fotos: Rodrigo Barionovo

________________________________________________________________________________

Lins Imperial – Sinopse do enredo 2017

O MONARCA DO SAMBA

            Esta é uma noite muito especial, de festa. Junto aos bobos da corte, carrego cornetas e pergaminhos para anunciar a visita do Monarca do Samba. Todos nós estamos ansiosos. Conforme apresentamos a sua vinda, brilham os olhos de todos ao redor e se inicia uma grande movimentação em Lins Imperial. Todo o reino é convidado e quer estar presente.

            No caminho para o castelo, onde o Imperador e a Imperatriz de Lins darão as boas vindas, já é possível enxergar o plebeu “Crioulinho Sabu” procurando o melhor ângulo para vê-lo. Logo atrás, cheio de guloseimas preparadas para a festa, o “Quitandeiro” burguês. Mais adiante podemos ouvir os cânticos do clero em “Peregrinação”. Os mais eufóricos são os soldados, que, acostumados à rigidez da postura, foram liberados para também celebrarem. Inclusive, já até mandaram avisar que a Guarda Imperial “Vai Vadiar”. Por fim, chegam os nobres, todos muito bem vestidos, e com “Lenço” nas mãos para uma reverência especial.

            Eis que é chegada a hora. O Monarca do Samba surge diante de nossos olhos, em lugar de destaque no castelo. E o povo todo acena, manda beijos e aplaude. Ele retribui com toda a fidalguia que lhe é característica. Não poderia ser diferente, já que nasceu em uma terra chamada Cavaleiro (Cavalcante) e foi batizado como o célebre na batalha (Hildemar).

            Sob a “Alegria das Flores” que espalham perfume pelo salão, todos nós, bufões, nos juntamos para encenar a vida do nosso ilustre convidado, que não nasceu em berço de ouro, mas foi condecorado com vários títulos de nobreza. Chamado de príncipe, revelou-se discípulo legítimo do fundador de sua nação, um líder sempre em guarda… e até presidente. Um autêntico representante do sangue azul (e branco), aclamado e laureado com troféus e prêmios mundo afora, um baú recheado de tesouros. Tem seus feitos cantados por muitos e sua história destacada em vários reinos coirmãos.

            Pena que o sol já está quase raiando e é chegada a hora de encerrar o cortejo. Num ato solene, nossas duas bandeiras se entrelaçam e a águia do brasão de Lins se junta à da Portela para que em verde, rosa, azul e branco, ambos os reinos consigam a tão sonhada e “Retumbante Vitória”. Despedindo-se de todos nós, súditos, emocionados e já cheios de saudade, o Monarca do Samba parte e nos deixa com o “Coração em Desalinho”. Mas, felizes em viver esta noite especial, que tive a honra de trazer em forma de mensagem, temos a certeza de que esta data ficará marcada na história de Lins, que nunca deixou de ser Imperial.

 Texto: Tiago Ribeiro

Comissão de Carnaval: Eduardo Minucci, Flávio Mello e Tiago Ribeiro

.
Geissa Evaristo
Assessora de Imprensa
SRES Lins Imperial


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.