Nenê lança comissão para administrar demandas do Carnaval 2013

Publicado por Rota do Samba em

Nenê lança comissão para administrar demandas do Carnaval 2013

Escola inova criando grupo para tomar todas as decisões relacionadas ao carnaval

Vencedora do Grupo de Acesso deste ano, a Nenê de Vila Matilde está apostando e diferentes frentes para sair vitoriosa do Grupo Especial. Desta vez, a escola instituiu uma Comissão criada especialmente para cuidar dos preparativos para o carnaval 2013. O grupo tem nomes de peso como o Diretor Artístico Márcio Telles e os carnavalescos Eduardo Caetano, Rafael Condé e Pedro Alexandre (Magoo). Com anos de experiência no carnaval, os quatro componentes da comissão trabalham com a missão de colocar a escola na avenida e fazer um desfile memorável.

De acordo com o presidente da escola, Rinaldo José Andrade, a criação de uma comissão especial partiu da ideia de atender as necessidades da escola de samba de forma mais ampla e democrática. “O carnaval é muito complexo, e ter todas as demandas concentradas em um carnavalesco especifico não é bom para a escola. De uma forma ou de outra este carnavalesco teria que montar sua própria comissão, então porque deixar o carnavalesco escolher este grupo, com pessoas do crivo dele, ao invés de pessoas do nosso crivo? Neste contexto, nós vimos que poderíamos conseguir fazer essa união de interesses”.

Para os membros da Comissão, o maior benefício que o grupo tem trazido para o carnaval é a divisão do trabalho, conta Márcio Telles. “Cada um assume aquilo que está ao seu alcance, proporcionando assim mais segurança para a realização da parte plástica de nosso carnaval”, afirmou. Rinaldo afirma que já é possível perceber alguns resultados desde a criação da comissão, principalmente na dinâmica do trabalho. “A diferença está na velocidade que nós temos conseguido dar ao carnaval, na divisão dos trabalhos, na realização das tarefas. Tudo tem sido muito mais rápido”, afirmou

Animados com o tema escolhido para 2013, o grupo ressalta a importância da discussão sobre a Revolta dos Búzios e como a escola pode ajudar na promoção da igualdade. Parte da expectativa pelo próximo carnaval é a volta da escola ao Grupo Especial. Magoo afirma que a escola, que sempre foi uma das gigantes de São Paulo, passou por diversas mudanças, resgatando a autoestima dos componentes. Para Magoo, trata-se de um tema rico e pouco explorado. “No nosso enredo nos referimos à escola de samba como ‘templo da igualdade’, um lugar democrático onde pessoas de várias raças, classes sociais, credos e orientações sexuais se misturam e convivem pacificamente. São poucos os lugares que tem este poder agregador, de aceitar qualquer pessoa sem se preocupar com sua origem”.

Por se tratar de uma escola tradicional em que a diversidade sempre foi prioridade, Eduardo Caetano lembra que o tema de igualdade deverá alcançar a todos em 2013. “Hoje a informação chega às pessoas através do carnaval, vivemos ensinando e aprendendo junto. Falar de igualdade é uma preocupação não só com o espetáculo que iremos apresentar, mas também deixar uma mensagem de reflexão.”

Entre as melhorias previstas ainda para este ano, a comissão destaca as mudanças na área administrativa e na área de carnaval, conta Condé. “Existe um projeto muito grande em termos de fantasias. Estamos montando a ‘Fábrica de Fantasias’, um projeto que consiste em ter 100% das alas confeccionadas por pessoas da própria escola. Vamos centralizar tudo em um único local para que possamos ter controle da qualidade de todas as alas. Estamos muito confiantes neste projeto, criado juntamente com alunos de Engenharia de Produção da FAATESP/ETEP”.

As mudanças realizadas pela Nenê podem ser notadas por toda a comunidade, indica Eduardo Caetano. “As melhorias estão cada dia mais centralizadas nos aspectos culturais e sociais, não perdendo o foco do carnaval. A importância com o bem estar de todos faz muita diferença, sem contar a parceria com a Faculdade da Vila Matilde, que além do apoio financeiro, está nos mostrando uma nova forma de se trabalhar”. Para Telles, estas mudanças terão muito destaque ao longo do ano. “Além de uma boa administração, estamos com uma equipe e comunidade bem atuante, e isso reflete em nosso carnaval, com muita harmonia e satisfação” Já Condé revela que a escola ainda guarda alguns segredos para o carnaval de 2013.  “Vamos preparar algumas surpresas para o desfile, mas se contarmos deixa de ser surpresa. Para descobrir, assistam a Nenê de Vila Matilde, tenho certeza que todos irão gostar muito”, concluiu.

.

Fernanda Pestana
Comunicação e Assessora de Imprensa


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.