SP: Origem do termo “crioulo” inspira debate com experimentação gastronômica em Oficina Cultural

Publicado por Rota do Samba em

Origem do termo “crioulo” inspira debate com experimentação gastronômica em Oficina Cultural

doris criolla_divulgacao_baixa

Promovido pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, Projeto Doris Criolla usa a gastronomia para instigar o debate sobre racismo e emancipação

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove no dia 17 de abril, às 20h, o projeto Experimentação Gastronômica: Doris Criolla, do artista chileno Amilcar Packer. O evento é uma parceria entre a Casa do Povo e a Oficina Cultural do Bom Retiro.

“Doris Criolla” é um projeto do artista chileno radicado no Brasil, Amilcar Packer, e que consiste em almoços ou jantares com pratos baseados em receitas da cozinha crioula e que servem de gatilho para mediar conversas sobre alimentação, história e geopolítica.

O artista se baseou na pesquisa da etimologia das palavras “crioulo”, “criollo” (espanhol), “créole”(francês) suas derivações e usos históricos, aliando a isso uma experimentação gastronômica, para relacionar às implicações desses termos enquanto ferramentas para pensar a complexidade de processos políticos, sociais e culturais.

O projeto parte da compreensão do contexto patriarcal, racista e escravagista em que surgiram tais palavras, e também do entendimento dos desdobramentos de seus usos, como um fenômeno de emancipação, apropriação, invenção e empoderamento, presente nas diversas línguas e cozinhas crioulas.

Formado em Filosofia pela USP, é mestrando em Psicologia Clínica na PUC-SP, o artista Amilcar Packer, transita por diversas linguagens: performance, fotografia e instalações. Tomando as artes como um território privilegiado para a produção de experimentação ética, suas atividades se estendem a formatos expositivos e discursivos, aulas e oficinas, encontros e conversas, almoços e passeios. Packer colabora regularmente com iniciativas autogestionadas como o COMO_clube, a Casa do Povo e o Projeto CAPACETE.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:
EXPERIMENTAÇÃO GASTRONÔMICA: DORIS CRIOLLA

Artista: Amilcar Packer

17/4 – sexta-feira – 20h

Classificação: livre

40 lugares (Retirar senha com 30 minutos de antecedência)
Entrada franca

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Cep: 01123-001 – São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão
Janaína Vieira


Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.