Porto Alegre: CETE é premiado pelo governo do Estado por promover a cultura popular

Publicado por Rota do Samba em

CETE é premiado pelo governo do Estado por promover a cultura popular

CETE_palestra_pamplona

Palestra com o carnavalesco Fernando Pamplona, na Assembleia Legislativa, em julho de 2012.

Trabalho foi reconhecido na primeira edição do Prêmio Diversidade RS

O trabalho do Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memorial do Carnaval – CETE foi reconhecido pelo governo do Estado como um agente que tem contribuído para a promoção e experimentação da diversidade cultural no Rio Grande do Sul. A entidade será uma das agraciadas com o 1º Prêmio Diversidade RS, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A premiação será entregue em abril, em cerimônia no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, em Porto Alegre.

Concedido por intermédio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural (DCDC), o prêmio visa reconhecer as personalidades, coletivos e ações que têm contribuído para a promoção e para a experimentação da diversidade cultural no Estado. O CETE foi laureado na categoria Culturas Populares.

A primeira edição do Prêmio Diversidade RS teve como objetivo potencializar os segmentos culturais mais excluídos das políticas públicas, do financiamento privado, da grande indústria cultural e dos meios de comunicação, promovendo o acesso à democratização dos recursos públicos via editais, além de contribuir para o mapeamento e a construção de indicadores. Além da categoria “Culturas Populares”, foram premiados também representantes nas áreas da Capoeira, Carnaval de Rua, Cultura dos Direitos Humanos, Cultura Negra e Hip Hop.

A gênese do CETE aconteceu no ano de 2010, após o encerramento das atividades da segunda turma do curso de tema enredo, organizado pelo carnavalesco Sérgio Peixoto. Fundado em 19 de novembro de 2011, o CETE tem como objetivos promover cursos, seminários, pesquisas e proporcionar noções de capacitação, planejamento e organização do evento carnavalesco, além de valorizar o carnaval enquanto manifestação da cultura popular do Rio Grande do Sul. A entidade também trabalha no sentido de resgatar a preservação da memória do carnaval.

Crédito da foto: Acervo CETE

.
Gerson Brisolara


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.