Primeiro casal da Alegria da Zona pronto para o desfile oficial

Publicado por Rota do Samba em

Primeiro casal da Alegria da Zona pronto para o desfile oficial

 Hugo César e Bárbara Falcão 1 casal da Alegria da ZS a

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Alegria da Zona Sul, Hugo César e Bárbara Falcão, está preparado para o desfile oficial no dia 14 de fevereiro na Marquês de Sapucaí. A dupla, que vai dançar pela primeira vez juntos, é veterana da passarela: ela já desfilou por diversas agremiações e, em 2014, pelo Império Serrano e, ele, atualmente terceiro mestre-sala da Beija-Flor de Nilópolis, também passou por diversas escolas. Juntos eles pretendem conquistar os 40 pontos e fazer a alegria da vermelha e branca da Zona Sul.

Charme, beleza e simpatia são algumas das características de Bárbara Falcão, 20 anos, uma apaixonada pelo carnaval. Segunda ela, sua trajetória no samba começou aos 12 anos na escola de mestre Dionísio. “Comecei na escola de mestre Dionísio, passando por Boêmios de Inhaúma e depois por várias escolas da Associação das Escolas de Samba (AESCRJ), como Unidos do Cabral e Arrastão de Cascadura. Depois fui segunda porta-bandeira do Império da Tijuca, onde fiquei por três anos. Uma experiência maravilhosa. Nessa época eu também estava como porta-bandeira da Rosas de Ouro. Logo em seguida fui para o Império Serrano. Por mudanças na diretoria acabei saindo e fui convidada pelo presidente Marcus Vinicius para ser a primeira porta-bandeira da Alegria da Zona Sul. Aceitei o convite e posso garantir que estou pronta para o desfile”, ressaltou.

Segundo Bárbara Falcão, os ensaio começaram antes da escolha do samba, no mínimo, três vezes por semana, para que, tanto ela quando o primeiro mestre-sala, Hugo César, pudessem estar mais condicionados para o desfile oficial. “A Alegria tem um tempero especial que são os ensaios na praia de Copacabana. A escola tem tudo a ver comigo, já que sou moradora do bairro. Muito bom rever os amigos e poder bailar próximo ao mar. Sou totalmente carioca, assim como o enredo. Todos podem aguardar porque a coreografia do desfile está linda”, adiantou.

O dia a dia de uma porta-bandeira se divide em três tarefas, de acordo com Bárbara Falcão: ser estudante universitária; comparecer ao estágio; e ensaiar. Ela admite que divide seu tempo, pois os ensaios ocorrem à noite, dependendo da disponibilidade de cada um. “Começo com a faculdade pela manhã, estágio à tarde e ensaio à noite. Estudo Educação Física e já estou finalizando o curso. Ser porta-bandeira é a minha realização. Agora próximo ao carnaval, nós ensaiamos todos os dias”, garantiu.

Para Bárbara Falcão o ano de 2014 marcou sua trajetória no samba e merece destaque. Primeiro porque foi a primeira porta-bandeira do Império Serrano e, segundo, sua irmã desfilou no mesmo posto na Tradição. “Foi o melhor carnaval e o mais corrido. Uma emoção diferente para minha família. Este carnaval com certeza vai ficar na minha memória por muitos e muitos anos”, destacou.

Já o primeiro mestre-sala Hugo Cesar, 28 anos, auxiliar administrativo, disse que começou sua trajetória no samba ainda na barriga da sua mãe, já que, segundo ele, faz parte da quarta geração de sambistas, pois seu bisavô foi um dos fundadores da Unidos da Tijuca. “Sou muito grato por toda caminhada da minha família no carnaval. Logicamente como um bom folião não fujo a regra. Comecei como mestre-sala com dez anos na escola de mestre Dionísio, onde hoje participo da equipe de instrutores. É uma grande condecoração estar trabalhando na Alegria da Zona Sul. Tenho uma parceria maravilhosa, que é a Bárbara Falcão, além da diretoria que está sempre presente ao nosso trabalho. Já passei por várias escolas como Estácio de Sá, Paraíso do Tuiuti, União da Ilha, Unidos do Cabuçu, Tradição, Acadêmico do Cubango, Unidos do Jacarezinho e Beija-Flor, onde hoje sou o terceiro mestre-sala. Também fui diretor de harmonia e bateria na Unidos do Jacarezinho. Trabalhar no meio do samba é muito gratificante porque você conquista muitas amizades”, enfatizou.

Para o mestre-sala os ensaios começaram cedo e, agora, já fazem parte da sua agenda diária. Ele acrescentou que para conseguir as notas máximas é preciso dedicação aos ensaios, além de equilibrar a saúde com dieta adequada e exercícios físicos. “Estou sempre cuidado da saúde e fazendo alimentação balanceada. Ser mestre-sala requer dedicação e determinação. Isso serve até para aqueles que desejam fazer parte do posto. Além disso, é preciso ter humildade. Você sendo dedicado e tendo humildade consegue atingir seu
objetivo”, acrescentou.

.
Adriana Vieira
Assessoria de imprensa do G. R. E. S. Alegria da Zona Sul


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.