RioTur: Balanço Carnaval Carioca 2015, confira os dados!

Publicado por Rota do Samba em

RioTur: Balanço Carnaval Carioca 2015

Riotur desfile 2014 Tradição foto de Fernando Maia

Um Carnaval de bons números para o Turismo

Ocupação na cidade cresce mesmo com o recente incremento do número de quartos

Após o último baticum no Monobloco, é encerrada oficialmente o carnaval carioca, que foi de bons números para o setor de turismo. A hotelaria registrou média de 83,79%, número seis pontos percentuais em relação ao ano passado. Já o setor de albergues, que pela primeira vez tem um levantamento realizado pela recentemente criada associação do setor, a ACCARJ (Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro), registrou 92% de ocupação. A atracação de dez navios de cruzeiros também foi responsável pela chegada de 26 mil visitantes.

– A hotelaria ter batido o índice do ano passado, mesmo com um crescimento superior a 10% na oferta de quartos neste período, é um excelente indicativo do sucesso do evento e ratifica a importância do carnaval para o turismo e para a economia da cidade – afirma  Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio, que complementa:

 – Nossa operação de carnaval é uma verdadeira olimpíada: são mais de 30 dias de muito trabalho, contando com o período pré-carnavalesco, mais de 4,5 milhões pessoas nos blocos de rua, diversos shows e bailes populares acontecendo em toda a cidade e ainda o palco maior, que é o Sambódromo. Uma verdadeira operação de guerra é coordenada pela Secretaria de Turismo, com apoio de mais de dez órgãos públicos municipais e estaduais. Não temos notícia de uma outra operação em todo o mundo que seja deste tamanho e para um público tão expressivo, com tantos eventos paralelos. Ficamos felizes por ver que o modelo criado por nós está sendo replicado em outras cidades. Ainda temos muito o que aperfeiçoar, estamos constantemente nesta busca, mas concluímos nosso trabalho este ano com a certeza de que este carnaval já foi muito melhor do que o anterior – conclui.

Confira abaixo todos os números do carnaval:

NÚMEROS GERAIS DO TURISMO

  • TURISTAS: 977 mil turistas
  • RENDA: US$ 782 milhões
  • HOTELARIA

A média geral da cidade ficou em torno de 83,79%, seis pontos percentuais acima do índice registrado no ano passado. O maior índice foi registrado nos bairros de Ipanema e Leblon (92%), seguidos de Copacabana/Leme (85,34), Flamengo/Botafogo (83,10%) e Centro (82,25%). A Barra da Tijuca surpreendeu, com 77% de ocupação, um incremento de quase dez pontos no comparativo com o ano passado.

•      ALBERGUES

Ocupação em torno de 92%. É o primeiro ano em que a ACCARJ (Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro) realiza este levantamento. A cidade conta atualmente com 217 estabelecimentos com este perfil.

  • NAVIOS

Foram sete navios no domingo, dia 15 (20 mil pessoas), e três no sábado (seis mil pessoas). Merece destaque ainda a intensa movimentação na madrugada de domingo para segunda, com o pernoite de seis navios, fato inédito na história do Píer Mauá.

  • ATENDIMENTO AO TURISTA

18.605 atendimentos realizados por 113 atendentes distribuídos nos 15 postos de informação fixos da cidade. O total de público atendido foi de 15.117 estrangeiros e 3.488 brasileiros.

NÚMEROS GERAIS DO CARNAVAL

  • BLOCOS

4.793.500 pessoas pularam carnaval nos blocos da cidade.

 

Maiores Públicos:

Bola Preta – 1 milhão

Monobloco – 500 mil

Bloco da Preta – 350 mil

Sargento Pimenta – 180 mil

Simpatia é Quase Amor – 170 mil

Banda de Ipanema – 100 mil

Orquestra Voadora – 100 mil

 

  • OUTROS PALCOS

150 mil foliões nos 16 bailes populares

55 mil nos nove dias de shows no Terreirão do Samba

75 mil nos desfiles da Av. Intendente Magalhães

30 mil nos desfiles da Av. Graça Aranha

20 mil no Baile da Cinelândia

40 mil no Rio Marchinhas na Lapa

  • SAMBÓDROMO

VENDA DE INGRESSOS

– Média de 94% nos quatro dias de desfile

ATENDIMENTO AO TURISTA

– 3 postos temporários no Sambódromo com três atendentes em cada. Total de atendimentos: 1.455

 – 60 Agentes nos Acessos

– 21.005 atendimentos pelos agentes de informações

Principais pedidos: Como acessar setores e banheiros e esquema de saída. Além disso, muitos pedidos de auxílio na tradução em roletas e alimentação.

Produzimos e distribuímos 50 mil folders de como chegar e como sair com o esquema e mapa do Sambódromo e entorno.

IMPRENSA

Nº de Imprensa Nacional:

  • 1288 profissionais de 228 veículos de 14 estados do Brasil

Nº de Imprensa Internacional:

  • 362 profissionais de 142 veículos de 29 países. Destaque para EUA, França e Japão

__________________________________________________________

Carnaval de Rua é sucesso também entre turistas

Festa agradou e 100% dos entrevistados em pesquisa da Riotur pretendem retornar à cidade

Pesquisa encomendada pela Riotur com turistas presentes nos blocos da cidade comprovam que o carnaval de rua também caiu no gosto de quem visita o Rio nesta época do ano. Foram realizadas 389 entrevistas em 26 blocos, entre eles Céu na Terra, Cordão do Boitatá, Sargento Pimenta, Último Gole, Orquestra Voadora, Simpatia é Quase Amor e Banda de Ipanema. Do público total, 25% era formado por turistas, sendo 23% brasileiros e 2% estrangeiros – em 2013, o percentual de turistas nos blocos era de 11%. Deste contingente, 100% pretendem retornar à cidade e 97% tiveram suas expectativas correspondidas ou superadas e irão recomendar o carnaval de rua a parentes e amigos. Apurou-se também que 29% estavam indo a um bloco pela primeira vez; 22% foram a três blocos e 21% encararam quatro blocos no período da folia.

Do total de entrevistados, 63% eram mulheres, 46% tinham entre 25 e 31 anos, 52% possuíam ensino superior, 63% utilizaram o avião como meio de transporte e 69% vieram solteiros pra curtir o carnaval, sendo que 47% se hospedaram em casa de parentes ou amigos e  24% alugaram casa ou apartamento por temporada. A média de tempo na cidade foi de seis dias.

Os visitantes também deram sua opinião sobre a cidade de forma geral. Os visitantes julgaram como “ótimo/bom” os itens transporte público (48%), limpeza (51%), restaurantes (52%), informação turística (62%), hospedagem (63%), segurança (68%) e diversão noturna (89%).

– O carnaval de rua comprova seu sucesso e sua importância no fomento do turismo e da economia da cidade – avalia Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio.

.
Ana Cristina Fiedler
Secretaria Especial de Turismo/Riotur
Assessora de Comunicação


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.