Riotur: Boletim do Carnaval de Rua 28/02/2017 – 19h

Publicado por Rota do Samba em

Riotur: Boletim do Carnaval de Rua 28/02/2017 – 19h

As ruas do Rio de Janeiro continuam “ocupadas” pelos foliões que não querem se despedir do Carnaval. No Aterro do Flamengo, a Orquestra Voadora reuniu 120 mil pessoas e o Bloco da Gold, na Barra da Tijuca arrastou 150 mil foliões pelas ruas. Outro bloco na Zona Sul que levou um grande número de seguidores foi o Vagalume O Verde com 50 mil pessoas em seu cortejo pelo Jardim Botânico e uma multidão segue a Banda de Ipanema pelo bairro.

 O Último Gole, na Lagoa, pretende reunir 10 mil foliões no Parque dos Patins e a Banda do Largo da 2ª Feira, arrasta um público de 3 mil foliões nas principais ruas da Tijuca, estimam os organizadores.

E como ainda é Carnaval, a folia vai atravessar a noite, com a Banda das Quengas, na Lapa com um cortejo de cerca de 15 mil foliões e na Ilha do Governador, o “parado” Block’n Roll invade a Praça Iaiá Garcia.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Na tarde desta terça-feira (28/2), não ocorreram apreensões.

A Operação Carnaval da Comlurb continua pelas ruas do Rio para manter a cidade limpa, mesmo com o considerável aumento no número de foliões que brincam nos blocos. Tudo isso por conta da logística de limpeza baseada no Protocolo de Blocos, que imprime mais agilidade e eficiência aos trabalhos. A Companhia já recolheu 185,85 toneladas de resíduos entre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo e o dia de hoje.

Do Sambódromo foram retiradas 30,70 toneladas de resíduos da parte interna e externa, sendo 5,4 toneladas de recicláveis entregues às cooperativas cadastradas, e 25,30 toneladas de orgânicos. Do carnaval de rua, com blocos, bailes e festas nas vias públicas e dos parques, em toda a cidade, outras 155,15 toneladas de resíduos foram recolhidas pelas equipes de limpeza. Desse total 1,78 toneladas foram removidas dos parques Madureira e Manoel Bandeira, na Ilha do Governador. Da Zona Sul, mais 19,40 toneladas somente do bloco Sargento Pimenta, no Aterro do Flamengo e nas ruas da Zona Oeste 16,67 toneladas foram recolhidas dos blocos e bailes de rua.

Os blocos do Centro e Zona Sul, também merecem destaque, no Afroreggae 3,20 toneladas e a Banda de Ipanema Infantil com 1,28 toneladas; na Barra da Tijuca, a Banda de Santa Clara gerou 1,26 toneladas de lixo, já o Piscinão de Ramos 3,08 toneladas de resíduos, a Banda Queima Bangu teve 1,20 toneladas e o Carnaval de Rua em Campo Grande, Zona Oeste, teve 6,83 toneladas de resíduos.

A Guarda Municipal está atuando no ordenamento urbano e na fiscalização de trânsito, para garantir a fluidez do tráfego.

__________________________________________

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA

27/02/2017- 19h

As irreverentes fantasias dos 500 mil foliões coloriram o Aterro do Flamengo, durante o Sargento Pimenta, nesta segunda de Carnaval. No Centro, 20 mil pessoas “desfilaram” com o Afroreggae e o dobro de foliões, 40 mil, acompanharam o Samba de Santa Clara, na Barra da Tijuca.

Em Botafogo, o Bloco da Segunda fez a festa de 15 mil foliões e no Leblon, o Corre Atrás levou um cortejo de 10 mil pessoas. A tarde, os Arteiros da Glória, arrastaram cerca de 2 mil pessoas, de acordo com os organizadores, mesmo público que brinca em Copacabana, com o Chopinho da Paula Freitas e com o Aconteceu, em Santa Teresa. Durante os desfiles dos blocos não foram registrados incidentes, até agora.

Em Paquetá, o Bloco da Colônia Z-3 comanda a folia na Praia José Bonifácio, a partir das 19h e no Flamengo, no mesmo horário o Estica do Flamengo promete colocar para sambar em torno de 2 mil foliões. Encerrando à noite de segunda de Carnaval, na Zona Oeste, às 20h a Mocidade Unida de Magalhães Bastos pede passagem pelas ruas do bairro.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuaram em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. E, na tarde desta segunda, não foram registradas apreensões.

Os agentes do Programa Lixo Zero aplicaram hoje 404 multas: 53 por descarte irregular de lixo e 351 por urinar nas vias públicas. No domingo (26/2) foram 368 multas: 96 por resíduos e 272 por urinar em local impróprio.

O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e atuará nos maiores e mais importantes blocos da cidade. As 235 equipes de fiscalização, formadas por um agente da Comlurb e um guarda municipal, aplicam multa no valor de R$ 548,00 para os que urinam nas ruas e por descarte irregular de pequenos resíduos o valor é de R$ 200,00.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu nesta segunda-feira, um total de 67 veículos estacionados irregularmente em pontos de folia, a maioria em áreas de desfile de blocos. Desde sexta-feira, primeiro dia da operação de fiscalização da Seop até as 17h desta segunda foram retirados 269 veículos parados em locais proibidos.

Na parcial desta segunda, foram removidos 30 carros no Sargento Pimenta (Flamengo); 15 no Corre Atrás (Leblon); nove no Santa Clara (Barra da Tijuca); quatro no Afroreggae (Centro) e mais quatro no Bloco Virtual (Leme). No Sambódromo até as 17h, cinco carros haviam sido retirados pela equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), com o apoio da Guarda Municipal.

A Comlurb garante a limpeza das vias durante e após a passagens dos blocos que desfilam pela cidade. Realiza a varrição, lavagem e o recolhimento de resíduos.

_______________________________________________________________

BOLETIM DO CARNAVAL DE RUA

28/02/2017 13h

Os foliões demonstram que ainda têm muito fôlego para acompanhar os 84 blocos que agitam as ruas da cidade. A festa começou bem cedo nesta terça-feira com A Rocha da Gávea, às 9h arrastando estimadamente 10 mil pessoas. No bairro vizinho, o Jardim Botânico, o Vagalume O Verde levou diversos seguidores atrás do seu cortejo. E as Carmelitas desfilaram mais uma vez pelas ladeiras de Santa Teresa.

No Leblon, o samba não para. Os Sobrinhos do Tio Bio alegram os foliões e a tarde quem sacode o bairro é o Empurra que Pega do Leblon, às 16h. Também na Zona Sul, há a Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo, a partir das 15h, seguida por um público estimado em 80 mil pessoas. Em Copacabana, a Banda do Peru Pelado, invade a orla, às 17h, o Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo, no Catete e o Último Gole, na Lagoa, colocam o bloco na rua no mesmo horário e a Banda de Ipanema, às 17h30.

E como ainda é Carnaval, a folia vai atravessar a noite, começando com a Banda das Quengas, às 18h, na Lapa e na Ilha do Governador, o “parado” Block’n Roll invade a Praça Iaiá Garcia.

A Coordenação de Controle Urbano (CCU) e a Guarda Municipal atuam em conjunto para coibir a presença de ambulantes não autorizados. Nesta terça(28/2) não foram registradas apreensões.

A Comlurb recolheu 148 toneladas de resíduos após a limpeza feita desde a tarde de segunda, dia 27/2, até esta manhã, em toda a cidade. Na segunda noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo, foram recolhidas 28 toneladas de resíduos da parte interna, sendo 5,4 toneladas de recicláveis, que são entregues às cooperativas cadastradas, e 22,6 toneladas de orgânicos. Na área externa a Companhia removeu 18toneladas de lixo.

Do carnaval de rua, com blocos, bailes e festas nas vias públicas em toda a cidade, outras 95,21 toneladas de resíduos foram retiradas pelas equipes de limpeza. Da Av. Intendente Magalhães, em Campinho, foram removidas 6,71 toneladas de resíduos após os desfiles.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), fizeram operação para proibir o estacionamento irregular e garantir a mobilidade, principalmente em pontos de folia, como áreas de blocos, entorno do Sambódromo, Boulevard Olímpico e orla. Nesta segunda-feira (27/2), um total de 112 veículos foram rebocados. Com esse número, a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (a Cfer, da estrutura organizacional da Seop) contabiliza 314 veículos retirados de locais proibidos nos quatro dias da operação especial iniciada na última sexta-feira, dia 24.

Do total desta segunda, a maioria das remoções foi em áreas de desfile de blocos: 30 no Sargento Pimenta (Flamengo); 15 no Corre Atrás (Leblon); nove no Santa Clara (Barra da Tijuca); quatro no Afroreggae (Centro) e mais quatro no Bloco Virtual (Leme). No entorno do Sambódromo, a equipe da Cfer removeu 50 veículos estacionados irregularmente, em locais como o canteiro divisório de pistas da Avenida Presidente Vargas. Com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio, braço operacional da Seop) e 21 reboques circulando pelos principais pontos de folia na cidade, a operação reboque prossegue até esta quarta-feira de cinzas.

Os veículos removidos podem ser retirados todos os dias das 8h às 17h do Depósito da Prefeitura localizado na Pedro II, 67, na esquina da Francisco Bicalho, em São Cristóvão, próximo à Leopoldina. Mas a liberação só acontece se não houver débitos vencidos de IPVA e multas, e após o pagamento do DARM (Documento de Arrecadação Municipal). Mais informações no site www.rio.rj.gov.br/web/seop ou pelo telefone 2976-4523, do Centro Operacional da GM.

Para evitar transtornos, a Seop recomenda à população utilizar o transporte público. “Lembramos que o Carnaval é sinônimo de diversão, e por isso quanto menos preocupação, melhor. O ideal é deixar o carro em casa e usar metrô, por exemplo, que tem horário especial neste período. Nossas equipes são orientadas a remover só como último recurso, mas em algumas situações e remoção é inevitável. Há motoristas que estacionam até em frente a portões de garagens, impedindo o acesso de moradores”, diz Osvaldo Florêncio, gerente da Cfer, ressaltando que a média diária de 78 remoções em toda a cidade confirma a orientação passada aos agentes de só remover nos casos mais graves.

Os guardas municipais da 11ª Inspetoria (Parque Madureira) conduziram Gerson dos Santos Caetano, na noite de segunda-feira, dia 27, até a Cidade da Polícia, após flagrá-lo agredindo uma mulher, na Praça do Samba, no interior do parque. Os GMs viram Gerson desferindo vários golpes contra a vítima, que ele afirmou ser sua mulher, e tiveram que imobilizá-lo e acionar o Corpo de Bombeiros para prestar os primeiros-socorros. Em seguida, ambos foram levados a UPA de Rocha Miranda e depois para a Cidade da Polícia onde o caso foi registrado.

Já os Guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) atuaram em três ocorrências de furto, nesta segunda (27), nas praias de Ipanema e de Copacabana. Pela manhã, dois homens identificados como Júlio Rafael Duarte, de 18 anos, e Luiz Guilherme Teodísio, de 23, foram presos em flagrante, em Ipanema, na altura da Rua Teixeira de Mello, acusados de furtar aparelhos celulares, mochila, carteiras e outros objetos de um casal, na praia. Após a prisão, os acusados foram conduzidos para a 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado. Também em Ipanema, por volta das 18h, os guardas apreenderam quatro adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, na Av. Vieira Souto, acusados de praticar furtos na região. Os agentes foram acionados por uma policial civil, que suspeitou da atitude deles. Ao fazerem a abordagem, foram encontrados com os adolescentes três telefones celulares, dois óculos escuros e uma faca de cozinha. Enquanto os GMs faziam a revista, o pai de uma das vítimas se aproximou e informou que a filha os reconheceu como autores de um furto contra ela. Após o reconhecimento, todos foram levados para a 14 ª DP, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo ao furto.

Na segunda de Carnaval, os GMs, conduziram para a Delegacia de Apoio ao Turismo (DEAT), um homem identificado como Alberto Gonçalves Dias, por volta das16h, após terem flagado-o saindo da areia com a bolsa de uma turista francesa. Após a prisão e reconhecimento da vítima, o caso foi registrado na delegacia.

As fotos da folia no Rio www.flickr.com/riotur

.
Assessoria de Comunicação Social da Riotur


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.