Santos Celebra Consciência Negra com Grande Programação

Publicado por Rota do Samba em

Santos Celebra Consciência Negra com Grande Programação

 

09/11/2012

Semana de onze dias marca os festejos da Semana da Consciência Negra, em Santos.  Dança, mostra cultural, missa, palestras e plantio de árvore fazem parte da programação, que acontece de terça-feira (13/11) a sábado (24/11), tendo como um dos pontos altos a homenagem a Zumbi dos Palmares. Considerado o herói da resistência negra, ele tem seu dia oficialmente comemorado sempre em 20 de novembro.

A agenda de eventos é aberta na terça-feira (13/11), às 20h, com o espetáculo de dança ‘Direitos da criança e do adolescente’, do projeto Maré, do Instituto Arte no Dique, no Teatro do SESC. Conta com a participação especial do grupo de percussão infantil das escolas de samba União Imperial e da Velha Guarda da X-9. Os convites, gratuitos, podem ser retirados no Sesc. Na quarta-feira (14/11), às 15h, o evento é reapresentado no mesmo local.

Para o domingo (18/11), às 10h, está marcado o plantio de árvore sagrada da África, no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro. Das 13h às 18h, ocorre a 1ª Mostra Cultural de Hip Hop (enfoque na cultura étnica), no Mercado Municipal, pelos integrantes do projeto ‘Prazer, meu nome é hip hop’. Às 18h30, é celebrada missa na Paróquia São João Batista, no Morro da Nova Cintra, para lembrar o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares.

Mais comemorações

A abertura solene acontece na terça-feira (20/11), às 10h, com deposição de flores no busto de Zumbi, na praça Palmares (canal 4), e presença da banda da Polícia Militar, executando pela primeira vez no município o Hino à Negritude. Depois há apresentação de capoeira, danças  cigana e de candomblé.

O ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica é abordado na quarta-feira (21/11), às 10h, com o Fórum de Acompanhamento da Aplicação da Lei nº 10.639/2003, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Santos (PMS); às 12h, almoço no restaurante Estação Bistrô, no Valongo, com receitas  afro-brasileiras; às 19h, solenidade de entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, no auditório da subseção de Santos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para personalidades negras que se destacaram em suas áreas de atuação, além de comemoração do aniversário de 25 anos do Conselho da Comunidade Negra.

Na quinta-feira (22/11), das 8h às 12h, também no auditório da OAB, ocorre a inauguração do Seminário Regional de Saúde da População Negra, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Regional de Saúde e População Negra da Baixada Santista. Apoio: Secretaria de Saúde de São Vicente e Conselho da Comunidade Negra de Santos.

Ainda no auditório da OAB, na sexta-feira (23/11) , às 14h, há palestra sobre ‘Mídia e racismo’, ministrada por Dogival Vieira, advogado e colunista da Afropress. Finalmente, no sábado (24/11), às 8h, a comemoração sobe a serra para visita monitorada ao Museu Afro-Brasileiro e Bienal de Artes, que homenageia o artista plástico Arthur Bispo do Rosário, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Em Santos, a Semana da Consciência Negra é uma iniciativa do Conselho Municipal da Comunidade Negra e da Copire (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica), com apoio da prefeitura.

ENDEREÇOS:
=== SESC – Rua  Conselheiro Ribas, 136, bairro de Aparecida.
=== Jardim Botânico Chico Mendes – Rua João Fraccaroli, s/nº – bairro do Bom Retiro
=== Mercado Municipal – Praça Iguatemi Martins s/nº – bairro de Vila Nova
=== Paróquia São João Batista – Praça Guadalajara, Morro da Nova Cintra.
=== PMS – Palácio José Bonifácio – Praça Mauá s/nº – Centro Histórico.
=== Estação Bistrô – Largo Marquês de Monte Alegre s/nº – Centro Histórico.
=== OAB – Praça José Bonifácio, 55 – Centro Histórico

.

Amélia Fernandez Gonzalez – Assess. de imprensa da PMS


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.