Sereno de Campo Grande tem novo coreógrafo para Comissão de Frente

Publicado por Rota do Samba em

Sereno de Campo Grande tem novo coreógrafo para Comissão de Frente

Renan Almeida coreografo

Renan Almeida é o novo coreógrafo da Comissão de Frente do Sereno de Campo Grande:“Não há limites quando sobra determinação”

Renan Almeida é uma aposta e tanto para a Comissão de Frente do Sereno de Campo Grande. O coreógrafo possui uma trajetória de sucesso no universo da dança e do carnaval. Dando seus primeiros passos com apenas dez anos de idade, se formou em Jazz e Sapateado pelo Centro de Arte e Dança de Campo Grande – onde atualmente é professor –, e em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pela Escola de Dança Alice Arja.

Toda essa bagagem lhe conferiu inúmeros prêmios nacionais e internacionais como bailarino e coreógrafo, entre eles o Festival Internacional de Brasília e o YAGP, em Nova York. Com tanto talento, conquistou bolsas de estudos nos Estados Unidos e no Canadá e, atualmente, faz parte da Companhia de Ballet do Rio de Janeiro.

Porém, a veia carnavalesca vem de nomes importantes, como Fábio de Melo e Gislaine: “Sou um apaixonado pelas comissões de frente desde quando eram simples ‘cordões de isolamento’. Mas é impossível não se inspirar com os trabalho de Marcelo Misailidis e beber das inovações de Paulo Barros, que transformou as comissões de frente em um espetáculo à parte”, destaca.

                No carnaval, já atuou nas comissões de frente da Renascer de Jacarepaguá, Porto da Pedra, Império da Tijuca e Viradouro, e também coreografando carros e alas na União da Ilha do Governador.  E para 2017, Renan assume a autoria da Comissão de Frente do Sereno de Campo Grande, bairro que nasceu, com grande expectativa:

“Entendo toda proposta de trabalho como um grande desafio. Trabalhar na agremiação da comunidade a qual pertenço vai além da realização de um sonho. Abrange também a certeza de estar colaborando com a cultura popular e a valorização de cada componente da escola”, afirma.

Carnaval 2017

                O processo de criação da coreografia é um momento especial para o coreógrafo. Segundo Renan, esse desenvolvimento possui fases diferentes até o desfile: um momento de pesquisa sobre a sinopse do enredo, com base nas mesmas referências utilizadas pelo carnavalesco; e o momento da pesquisa dos movimentos que possam transmitir a ideia que a Comissão quer levar para a Avenida. O objetivo é um conjunto harmonioso: “Todo esse processo tem que ter como resultado uma sintonia entre o carnavalesco, a direção da escola e as minhas ideias, numa relação de troca entre os segmentos da escola”, explica.

                A partir dessa pesquisa, o coreógrafo monta sua equipe de dança: “Meus bailarinos são todos da comunidade. O primeiro passo é construir o conceito da coreografia e depois formamos um elenco para iniciar o processo coreográfico”, revela Renan, que hoje também possui integrantes do seu grupo brilhando em temporadas no exterior.

                Sobre as surpresas para o desfile, ele faz segredo, claro. Mas acredita que não haverá desafios que impeçam o Sereno de fazer um carnaval vitorioso: “Todos os desafios e limites serão encarados com garra e determinação, a fim de devolver à comunidade o seu lugar no Carnaval carioca”.

Renan Almeida irá contar com o apoio de David Lima que é o Coordenador Geral do 1º e 2º Casal de Metre-Sala e Porta-Bandeira e Comissão de Frente.

Texto de Angélica Zago e Carolina Grimião / jornalistas

.
Gilberto Leal
Presidente


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.