Uesp comemora o Dia Nacional do Samba com vigília e alvorada

Publicado por Rota do Samba em

Uesp comemora o Dia Nacional do Samba com vigília e alvorada

UESP

A União das Escolas de Samba Paulistanas promove evento
a partir das 20 horas do dia 1º/12 até o dia seguinte, 2/12, na sede da entidade, na Bela Vista

O Dia Nacional do Samba será comemorado pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) no próximo dia 1º/12 (quinta-feira), a partir das 20 horas, com uma roda de samba tradicional, reunindo baluartes para celebrar a cultura popular brasileira e um dos seus representantes mais genuínos – o samba, patrimônio imaterial paulista.

“A data é mais que especial e deve ser celebrada por todos os sambistas”, destaca Kaxitu Ricardo Campos, dizendo que “já é tradição da Uesp realizar essa comemoração e prestarmos homenagens neste evento.”

O palco das festividades será a sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 – Bela Vista) , onde será realizada a “Vigília do Samba”, a escolha de novos integrantes da Embaixada do Samba e a entrega da medalha de Ordem do Mérito Sambístico.

A programação traz ainda festival gastronômico, mostra de filmes e roda de samba, que contará com a participação dos projetos Caio no Samba e Segunda Sem Lei.

Serão recepcionados os pavilhões das entidades, velha-guarda, compositores, baianas e sambistas em geral. À meia-noite será acesa uma vela, cuja chama representa a resistência, dando início à tradicional “Vigília do Samba”.

O evento se estende por toda a madrugada. Às 6 horas da manhã acontece a “Alvorada do Samba”, anunciada com o toque de clarim e com a presença de líderes religiosos, que realizarão um ato ecumênico.

Seguindo a tradição, a data será saudada com a leitura da “Carta do Samba”, registro histórico do primeiro encontro de sambistas, realizado em 1962, em exaltação a cultura popular brasileira.

Serviço
Comemoração do Dia Nacional do Samba
Dias: 1º e 2/12 (quinta e sexta-feira)
– 20 horas – Início do evento com a recepção dos convidados e escolha dos novos integrantes da Embaixada do Samba Paulista.
– Meia-noite – Vigília do Samba – À meia-noite será acesa uma vela, que dará início à tradicional “Vigília do Samba”.
– 6 horas – Alvorada do Samba e Ato Ecumênico, com presença de líderes religiosos. Ao toque de clarins, o dia do samba será saudado com a leitura da “Carta do Samba”, registro histórico do primeiro encontro de sambistas, realizado em 1962 em exaltação a cultura popular brasileira.

.
Rosana Pinto
Diretora de Comun. da UESP


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.